Literatura e história da matemática - uma proposta a partir do livro Lilavati de Atílio Bari

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4177

Palavras-chave:

Lilavati, gêneros de discurso, História da Matemática.

Resumo

Nosso objetivo principal é apresentar a obra “Lilavati”, de autoria de Atílio Bari, como uma proposta de leitura e escrita nas aulas de matemática. Temos como proposta introduzir, no ensino de matemática, atividades de leitura e escrita a partir da História da Matemática, ou que se tornem propícias para a elaboração de pesquisas em História da Matemática. Trata-se de textos que pertencem ao gênero de discurso literário, podendo se tratar de livros de literatura, paradidáticos, poemas, mas que abarquem, em seu contexto, um referencial com bases históricas e matemáticas. Queremos refletir sobre a importância de se utilizar diferentes gêneros discursivos na aprendizagem de matemática, como obras literárias e lendas, entre elas a de Lilavati, filha de Baskhara. Para isso, faremos uma revisão bibliográfica sobre a interlocução entre a história da matemática e gêneros do discurso, as interações dialógicas e atitude responsiva do aluno, na perspectiva de Bakhtin (2003). Apresentaremos algumas iniciativas históricas de se aliar a literatura à promoção da matemática e suas possíveis aplicações pedagógicas. Esse trabalho faz parte de pesquisa de doutorado em andamento, na qual as aplicações ainda estão ocorrendo em pesquisa de campo. Portanto, os resultados empíricos ainda estão sendo analisados. Acreditamos que essa obra literária pode ser referencial para discussões a cerca de questões dos gêneros do discurso em aulas de matemática desde os anos iniciais do ensino fundamental, vindo também a contribuir para a disciplina de História da Matemática nas licenciaturas. Esperamos, assim, estar promovendo a interdisciplinaridade entre a língua materna e a matemática, bem como trazendo episódios da História da Matemática de uma forma lúdica.

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Biografia do Autor

Denise Aparecida Enes Ribeiro, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB-PPGCEM-Renoem

Possui graduação em Ciências com Habilitação em Matemática pela Uniso-Sorocaba e em Pedagogia pela UNIGRAM,  Especialização em Docência do Ensino Superior e Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo PPGECEM-UEPB, Campina Grande, Paraíba. Atualmente é doutoranda pelo Renoem, pólo PGECEM-UEPB. Membro do grupo de Pesquisa LEEMAT- Leitura e escrita em Educação Matemática. É bolsista pela FAPESQ-UEPB. Tem experiência docente no Ensino Básico e no Ensino Superior, pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Seu interesse de pesquisa é em Educação Matemática, História da Matemática e Formação de Professores de Matemática.

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SITES:

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Publicado

2024-10-19

Como Citar

RIBEIRO, D. A. E. Literatura e história da matemática - uma proposta a partir do livro Lilavati de Atílio Bari. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-16, 19 out. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática