O Pibid e a construção da identidade profissional dos futuros professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4154

Palavras-chave:

Pibid, Identidade profissional docente, Formação inicial do professor de matemática, Professores que ensinam matemática

Resumo

O presente artigo trata objetivamente de um estudo realizado no sentido de se identificar como as vivências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) fomentam os aspectos que compõem a identidade profissional docente (IPD) dos futuros professores de matemática, pela compreensão de que tal IPD é mobilizada em experiências e reflexões ao longo da formação docente. Com a adoção de uma metodologia de abordagem qualitativa, realizada com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizou-se a aplicação de um questionário semiestruturado destinado a ex-bolsistas do Pibid a fim de analisar as respostas dadas quanto às experiências vividas, aos desafios encontrados e às aprendizagens e implicações alcançadas no processo de formação docente no âmbito do Programa. O questionário foi enviado a 24 (vinte e quatro) ex-bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Pibid Matemática IFCE/Fortaleza e respondido por 17 (dezessete) deles. Os resultados revelaram que a participação no Programa contribuiu para o desenvolvimento de aspectos identitários dos pibidianos por meio de experiências de conscientização crítica sobre a docência, em especial a compreensão do papel relevante do professor no processo de mudanças sociais e educacionais; por meio também de suas percepções sobre a docência relacionadas ao compromisso com o desenvolvimento abrangente dos alunos e a responsabilidade social do professor; pelo trabalho formativo realizado com professores experientes e pelas experiências de socialização comumente vivenciadas na profissão. A partir destes dados, conclui-se que as vivências proporcionadas pelo Pibid contribuíram para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos em matemática, graças às experiências práticas valiosas e à promoção de reflexões profundas sobre a profissão docente. Destaca-se que futuras pesquisas podem, ainda, explorar as contribuições do Pibid em diferentes contextos educacionais.

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Biografia do Autor

Vivian Maria Mendonça Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduanda em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Fortaleza.

Simone Cesar da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lotada no campus Fortaleza. Professora permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PPGEF UNILAB-IFCE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Formadores, atuando principalmente nos seguintes temas: precarização do trabalho, formação de professores, didática, pesquisa educacional e estágio supervisionado.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

COSTA, V. M. M.; SILVA, S. C. DA. O Pibid e a construção da identidade profissional dos futuros professores de matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-20, 4 out. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática