O uso do celular como ferramenta pedagógica: uma análise do aplicativo geogebra no ensino de funções lineares
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4149Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Geogebra, Ensino de MatemáticaResumo
As tecnologias digitais têm provocado mudanças significativas no cenário educacional, ressignificando novas formas de ensinar e aprender. O ensino de matemática, notadamente, tem se evidenciado um grande desafio para os professores e, a busca permanente por novas metodologias que despertem motivação aos alunos deve ser priorizada, no sentido de favorecer o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente dessa área do conhecimento. Este estudo teve o objetivo de analisar como o uso do aparelho celular e aplicativo GeoGebra como recurso pedagógico influenciam o ensino de matemática, considerando os aspectos positivos, negativos e desafiadores na prática pedagógica. A metodologia de pesquisa adotada consiste em uma pesquisa com abordagem qualitativa, bibliográfica e descritiva pautada nos trabalhos publicados nas bases de dados: SciELO, Google Acadêmico e portal de periódico da CAPES. O período definido para a escolha dos trabalhos publicados foi de 2016 a 2022 para a constituição da pesquisa. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, foi possível verificar que o uso do celular com o aplicativo GeoGebra concebido como recurso pedagógico, contribuiu significativamente na abordagem dos conteúdos matemáticos, especialmente dos conceitos de geometria e funções , sendo um recurso que permite auxiliar professores e alunos no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos e procedimentos matemáticos. Foi possível observar que o uso do recurso favoreceu a percepção e exploração dos objetos algébricos e geométricos por meio das simulações, animações e visualizações, permitindo aos alunos compreensão dos conteúdos de função linear de uma maneira mais ampla, dinâmica e interpretativa. Ademais, propiciou uma aprendizagem significativa, autônoma e reflexiva em que o estudante, de forma ativa, assumiu o papel de protagonista na construção do seu conhecimento.
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