Aprendizagem Cooperativa no ensino de multiplicação e divisão no período pandêmico: uma análise através da Teoria Antropológica do Didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4137

Palavras-chave:

Aprendizagem Cooperativa, Ensino, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

A presente pesquisa foi fruto de um projeto desenvolvido no período pandêmico, cenário ocasionada pelo vírus Sars-cov2 (COVID-19). Sabemos que o sistema educacional necessitou reinventar-se mais uma vez, através das aulas remotas, onde aplicamos a proposta aqui descrita. O principal objetivo deste trabalho foi realizar uma análise da Aprendizagem Cooperativa, através da Teoria Antropológica do Didático (TAD), direcionado aos conteúdos matemáticos de divisão e multiplicação, quais foram escolhidos conforme o desenvolvimento da aula do professor, no contexto do estágio supervisionado como continuidade da ementa proposta no bimestre. Desta forma, a metodologia foi de cunho qualitativo, desenvolvida com duas turmas de 8º ano de uma escola de Educação Básica no decorrer do estágio supervisionado III. Ademais, para o processo de aplicação, as duas turmas foram divididas em seis grupos, para que assim trabalhassem de forma cooperativa na resolução da atividade propiciando momentos de interação, através de um aplicativo de mensagens. Mediante aos estudos, notou-se o quanto se faz necessário abordar novas metodologias nas aulas, como no caso a aprendizagem cooperativa, que retrata a cooperação entre os discentes, possibilitando um trabalho em equipe que auxilie no protagonismo e no conhecimento acerca dos conteúdos estudados. Nesta perspectiva, sob o olhar da TAD, percebemos que foi possível que os alunos desenvolvessem diversas técnicas para resolução, obtendo-se os resultados esperado das questões apresentadas, além disso notamos que os discentes estão acostumados a desenvolverem as técnicas mais comuns de resoluções tanto para a multiplicação, como também a divisão.

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Biografia do Autor

Talyta Sampaio Figueiredo, Universidade Federal do Pernambuco - UFPE

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que se localiza na cidade de Brejo Santo/CE. Especialização em Ensino da Matemática na Faculdade Única de Ipatinga. Mestranda em Educação em Ciências e Matemática (PPGCM), pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Possui experiência como bolsista articuladora do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), como também no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), com o enfoque no projeto de pesquisa sobre a Análise da conformidade do Modelo Epistemológico de Referência: O ensino da Função Quadrática para a Licenciatura em Matemática e no Projeto sobre Saberes docentes e tecnologias digitais no ensino da Matemática: Construção de um Modelo Epistemológico de Referência. Participou do projeto minha escola é da comunidade da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Professor José Teles de Carvalho do Estado de Ceará, além da tutoria para a iniciativa foco na aprendizagem vinculada ao programa de bolsas de monitoria e tutoria realizada na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Belarmino Lins de Medeiros do Estado de Ceará, como também foi monitora do projeto SPAECE em Ação realizado no município de Abaiara-CE. Participou como monitora e posteriormente formadora no Programa Pacto pela Aprendizagem em parceria com o município de Abaiara-CE, na escola da rede básica de Ensino Rosa Tavares Leite. Além disso, é integrante do grupo de pesquisa em Ensino das Ciências da Natureza e Matemática e também no grupo de Ensino e Aprendizagem da Matemática.

Rochelande Felipe Rodrigues, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professor de Matemática na Educação Básica de 1995 à 2009, com experiência na rede pública e privada. Foi professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins - UFT de 2010 à 2015, atuando no curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Arraias. Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri - UFCA, atuando nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e na Licenciatura em Matemática. Atuação em projetos de pesquisa voltados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática e em projetos de extensão na área de formação de professores.

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Publicado

2024-10-16

Como Citar

FIGUEIREDO, T. S. .; RODRIGUES, R. F. Aprendizagem Cooperativa no ensino de multiplicação e divisão no período pandêmico: uma análise através da Teoria Antropológica do Didático . Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-20, 16 out. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática