Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo recursos didáticos advindo da história da matemática entre 2001 e 2023
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4135Palavras-chave:
Recursos didáticos, Recurso Histórico, Ensino de Matemática, História da matemática, Revisão de literaturaResumo
Pesquisas que atrelam a disseminação de recursos didáticos para o ensino de matemática na educação básica e ensino superior cresce no Brasil, principalmente, após os anos de 1998 com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que trouxe algumas formas de fazer matemática em sala de aula, que dentre elas está a história da matemática. Dessa forma, esse trabalho tem por objetivo apresentar um levantamento de trabalhos que tragam propostas de criação/uso de materiais didáticos vinculados à história da matemática entre 2001 e 2023, direcionados à formação de professores de matemática. Para isso, foi utilizada uma metodologia de pesquisa qualitativa de cunho descritivo, a partir de duas bases de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), partindo de critérios já estabelecidos. Após uma exploração do material, verificação e leitura, é possível perceber que são poucos os estudos que fazem uso de recurso histórico para a produção de material didático direcionado à formação do professor de matemática. Muitos desses materiais usam fontes secundárias, sem a devida análise crítica e um estudo contextual mais aprofundado, gerando assim uma inquietação que fomentou essa pesquisa. Dessa forma, ainda há necessidade de produzir materiais didáticos advindos de recursos históricos mais acessíveis e com reflexões históricas que possibilitem a construção do conhecimento matemático aos docentes da educação básica e ensino superior. Esse trabalho procurou realizar nas duas bases de dados, uma pesquisa que possa contribuir para a história da matemática e servir de subsídio para outros pesquisadores da área.
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