Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo recursos didáticos advindo da história da matemática entre 2001 e 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4135

Palavras-chave:

Recursos didáticos, Recurso Histórico, Ensino de Matemática, História da matemática, Revisão de literatura

Resumo

Pesquisas que atrelam a disseminação de recursos didáticos para o ensino de matemática na educação básica e ensino superior cresce no Brasil, principalmente, após os anos de 1998 com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que trouxe algumas formas de fazer matemática em sala de aula, que dentre elas está a história da matemática. Dessa forma, esse trabalho tem por objetivo apresentar um levantamento de trabalhos que tragam propostas de criação/uso de materiais didáticos vinculados à história da matemática entre 2001 e 2023, direcionados à formação de professores de matemática. Para isso, foi utilizada uma metodologia de pesquisa qualitativa de cunho descritivo, a partir de duas bases de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), partindo de critérios já estabelecidos. Após uma exploração do material, verificação e leitura, é possível perceber que são poucos os estudos que fazem uso de recurso histórico para a produção de material didático direcionado à formação do professor de matemática. Muitos desses materiais usam fontes secundárias, sem a devida análise crítica e um estudo contextual mais aprofundado, gerando assim uma inquietação que fomentou essa pesquisa. Dessa forma, ainda há necessidade de produzir materiais didáticos advindos de recursos históricos mais acessíveis e com reflexões históricas que possibilitem a construção do conhecimento matemático aos docentes da educação básica e ensino superior. Esse trabalho procurou realizar nas duas bases de dados, uma pesquisa que possa contribuir para a história da matemática e servir de subsídio para outros pesquisadores da área. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallyson Batista Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Wallyson Batista Sampaio é metrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo PGECM do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Coordenadora do Curso de Especialização em ensino de matemática para o ensino médio da UECE, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, Coordenadora de área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM)E-mail: carolina.pereira@uece.br. ORCID:http://orcid.org/0000-0002-3819-2381.

Referências

BARROS, J. D. Fontes Históricas – introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S. P. História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2014. 119 p.

BOYER, C. B. História da Matemática Tradução de Helena Castro. São Paulo, Blucher, 2012

BRASIL. UNESCO. Os desafios do ensino de matemática na educação básica. Brasília: Edufscar, 2016. 115 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246861 . Acesso em: 20 jun. 2024.

D’AMBROSIO, B. S.. Reflexões sobre a história da matemática na formação de professores. Revista Brasileira de História da Matemática, Natal, v. 32, n. 1, p. 399-406, 07 nov. 2020.

D'AMBROSIO, U. A interface entre história e matemática uma visão histórico-pedagógica. Revista História da Matemática Para Professores, Natal, v. 7, n. 1, p. 41-64, 04 jun. 2021.

EICHNER, A. S. et al. Contribuições da utilização de recursos didáticos na aprendizagem de estudantes do ensino médio. In: ENCONTRO COMPARTILHANDO SABERES, 2., 2019, Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria: Arco Editora, 2019. v. 1, p. 1-11.

EVES, H. Introdução à história da matemática. tradução: Hygino H. Domingos. – Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 2004. 3ª reimp., 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009.

LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos. In: LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009. p. 3-37.

MIGUEL, A. e BRITO, A. J. “A história da matemática na formação do professor de matemática” Caderno CEDES. N. 40. Campinas: Papirus, 1996. p. 47 a 61.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

PASSOS, C. L. B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009.

SAITO, F. e Pereira, A. C. C. (2019). A elaboração de atividades com um antigo instrumento matemático na interface entre história e ensino. 8ed. São Paulo: LF-Editorial.

SAITO, F. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-17, 03 ago. 2016.

SANTOS, R. C.; GUALANDI, J. H. Laboratório de ensino de Matemática: o uso de materiais manipuláveis na formação continuada dos professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. p. 1-12.

VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M.; ARANTES, F. Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: Nied/Unicamp, 2018. 406 p. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.

Publicado

2024-09-25

Como Citar

SAMPAIO, W. B.; PEREIRA, A. C. C. . Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo recursos didáticos advindo da história da matemática entre 2001 e 2023. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-18, 25 set. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática