Entre o prescrito e o projetado no currículo da licenciatura: apontamentos da articulação teórico-prática na formação inicial do professo de matemática
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4127Palavras-chave:
Currículo, Formação de Professores, Licenciatura em Matemática.Resumo
A dinamicidade da sociedade implica mudanças em diferentes esferas, dentre elas, na educação escolar. Nesse escopo, as transformações curriculares decorrentes dessa dinâmica são temas de debate e pesquisa no âmbito educacional. O presente artigo, portanto, discute sobre perspectivas e desafios presentes no novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública de Fortaleza-Ceará. Para isso, foi realizada uma pesquisa com análise documental e bibliográfica, partindo das normativas e dos documentos que são diretrizes para sua elaboração, tais como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação de Professores da Educação Básica e do curso de Matemática (bacharelado e licenciatura). Após isso, foram pesquisadas produções acadêmico-científicas para se ter o devido respaldo teórico sobre o currículo e a formação de professores. Com os estudos e percepções críticas acerca da construção do PPC, foram evidenciadas lacunas curriculares no que diz respeito à abordagem de aspectos referentes à Educação Inclusiva; à falta aprofundamento no tema de avaliação e à abordagem das disciplinas de Matemática Pura. Constatou-se ainda o alcance de conquistas e melhorias observadas em propostas como a curricularização da extensão e a Prática como Componente Curricular, sendo elementos chaves para a inserção de atividades que irão aperfeiçoar o fazer docente. Os demais avanços observados se concentram na reconfiguração do Estágio Supervisionado, ao sair de uma dimensão burocrática para uma maior interligação entre escola-campo e IES, entre as quais se fez uma articulação e se realizou um processo de construção teórico-prática Com esses resultados, ressalta-se que as mudanças curriculares são necessárias e constantes para a formação de professores.
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