Entre o prescrito e o projetado no currículo da licenciatura: apontamentos da articulação teórico-prática na formação inicial do professo de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4127

Palavras-chave:

Currículo, Formação de Professores, Licenciatura em Matemática.

Resumo

A dinamicidade da sociedade implica mudanças em diferentes esferas, dentre elas, na educação escolar. Nesse escopo, as transformações curriculares decorrentes dessa dinâmica são temas de debate e pesquisa no âmbito educacional. O presente artigo, portanto, discute sobre perspectivas e desafios presentes no novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública de Fortaleza-Ceará. Para isso, foi realizada uma pesquisa com análise documental e bibliográfica, partindo das normativas e dos documentos que são diretrizes para sua elaboração, tais como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação de Professores da Educação Básica e do curso de Matemática (bacharelado e licenciatura). Após isso, foram pesquisadas produções acadêmico-científicas para se ter o devido respaldo teórico sobre o currículo e a formação de professores. Com os estudos e percepções críticas acerca da construção do PPC, foram evidenciadas lacunas curriculares no que diz respeito à abordagem de aspectos referentes à Educação Inclusiva; à falta aprofundamento no tema de avaliação e à abordagem das disciplinas de Matemática Pura. Constatou-se ainda o alcance de conquistas e melhorias observadas em propostas como a curricularização da extensão e a Prática como Componente Curricular, sendo elementos chaves para a inserção de atividades que irão aperfeiçoar o fazer docente. Os demais avanços observados se concentram na reconfiguração do Estágio Supervisionado, ao sair de uma dimensão burocrática para uma maior interligação entre escola-campo e IES, entre as quais se fez uma articulação e se realizou um processo de construção teórico-prática Com esses resultados, ressalta-se que as mudanças curriculares são necessárias e constantes para a formação de professores.

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Biografia do Autor

Cleilson de Almeida Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduando em Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza. Atualmente, atuando na educação básica e nas escolas públicas.

Gustavo Brito da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Tem experiência nas áreas de educação e Matemática, com ênfase no ensino de Matemática e em assuntos gerais de educação. Graduando em Licenciatura em Matemática, atuando principalmente na rede pública de educação básica. Tem afinidade por temas referentes à educação, à matemática e aos conteúdos de caráter social. Busca principalmente fortalecer ideais de libertação por meio da educação matemática.

Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Leitura e Formação do Leitor pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. Graduada em Pedagogia (2004) e em Ciências Contábeis (1994), ambas pela UFC. Estudante do curso de Licenciatura em Matemática pela Cruzeiro do Sul Virtual. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - campus Fortaleza. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação - GIPEE. Integrante do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino - MAES. Possui experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase na educação matemática, formação docente, ensino, aprendizagem, matemática e linguagens.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

ALMEIDA JUNIOR, C. DE; SILVA, G. B. DA .; SOUSA, A. C. G. DE. Entre o prescrito e o projetado no currículo da licenciatura: apontamentos da articulação teórico-prática na formação inicial do professo de matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-21, 15 out. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática