Revisa Enem: experiência de bolsistas no PIBID-matemática como proposta de atividades para o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4115

Palavras-chave:

Enem, Formação inicial, Pibid-Matemática, Resolução de problemas

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é uma das políticas públicas educacionais que muito tem contribuído para a formação docente. Sua importância revela-se tanto no âmbito da formação inicial, quanto na formação continuada. Este artigo aborda perspectivas a respeito das contribuições deste Programa na formação dos discentes do curso de Matemática da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor José Aloísio de Campos em São Cristóvão (Pibid-Matemática/SC/UFS). Nesse sentido, objetiva-se relatar e refletir sobre a experiência de bolsistas no projeto “Revisa Enem”, realizado em turmas do 3º ano do Ensino Médio em uma das escolas campo parceira desse Programa. O projeto fundamentou-se na metodologia “Resolução de Problemas", com ênfase em objetos do conhecimento matemáticos necessários e mais recorrentes às questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Embora a ideia do trabalho pedagógico tenha partido da coordenação do Colégio, pois atenderia as demandas e as necessidades básicas dos alunos por estarem preparando-se para o Enem, o referido projeto foi elaborado pelos bolsistas orientados e supervisionados pelo professor de Matemática – supervisor do subgrupo. Desse modo, as atividades foram testadas com os participantes do subgrupo do programa, e depois, validadas pelos demais bolsistas vinculados ao Núcleo, para então serem aplicadas nas turmas de 3° ano. Esse trabalho metodológico, na perspectiva da Resolução de Problemas, contribuiu para que os alunos de Ensino Médio desenvolvem-se diferentes habilidades, as quais estão estabelecidas pelas diretrizes curriculares, tais como leitura e interpretação de situações problemas, formulação de hipóteses, comunicação e interação pelo trabalho coletivo, análise e tomada de decisões. Destarte, podemos afirmar que os resultados apontam não somente o enriquecimento e aprofundamento no exercício da docência desses bolsistas, mas também, contribuíram para os alunos da Educação Básica estudarem objetos matemáticos voltados ao Exame Nacional do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jandson da Silva Gomes, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe.

Sabrina Andrade Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licencianda em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e participante do grupo de pesquisa NCPPEM/CNPq/UFS.

Denize da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Arteterapia pela FIZO-ALQUIMYART e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. É professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe no Departamento de Matemática (Campus São Cristóvão) e professora permannete nos Programas de Pós-Graduação: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS) e Doutorado em Ensino na Rede Nordeste de Ensino - RENOEN/UFS. Líder do Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/UFS); Vice-líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NÚPITA/UFS, sendo mediadora do sub-eixo temático Matemática Inclusiva) e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS). Autora de artigos e co-autora de capítulos de livros, artigos em periódicos na área de ensino de Ciências e Matemática e na área de Educação Matemática. Organizadora de e-book, destacando-se temáticas sobre pesquisas em livros didáticos, ativiades matemáticas para o ensino na educação básica e inclusão.Tem experiência em formação de professores, com ênfase em Educação Matemática, atuando também com outros temas: Universo Explicativo; Relação com o Saber; Didática da Matemática; Educação Inclusiva; Currículo; Ensino e aprendizagem em geometria. Atualmente é Coordenadora da área de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Inciação à Docência - Pibid-Matemática (Núcleo São Cristóvão/UFS ). Coordenadora do Curso Licenciatura em Matemática MAtemática pelo Programa de Qualificação Docente - versão 4 (PQD-4/Matemática/UFS). Parecerista de vários artigos em diferentes periódicos e eventos educacionais, além de fazer parte da comissão de organização e coordenação do Seminário de Ações Integradoras do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIMA/UFS. Faz parte do Conselho Editorial do periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista (IFS-Aracaju), desde 2008, versão impressa e on-line. Também faz parte da Comissão de Estágio Supervisionado do Departamento de Matemática - DMA/UFS, Comissão de Avaliação de Discentes nos dois progrmas de pósgraduação - PPGECIMA/UFS e RENOEN/UFS. As orientações destinadas, tanto aos Trabalhos de Conclusão de Curso, como pesquisas de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Doutorado em Ensino, abrangem temáticas sobre praxeologias de objetos geométricos e formação de professores que ensinam matemática, tendo também um olhar sobre a inclusão de alunos com deficiência. As bases teóricas para tais orientações e produção científica pautam -se em: Relação com o Saber; Teoria Antropológica do Didático, Letramento e Pensamento Estatístico e Pensamento Geométrico.

Referências

ALVES, Larissa Evelyn Santos Silva. Sentidos e significados de professores de matemática ao usarem resolução de problemas para abordar geometria no ensino médio. 2021. 160 fls. Dissertação de Mestrado (Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão-SE: UFS, 2021. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/14671/2/LARISSA_EVELYN_SANTOS_SILVA_ALVES.pdf>. Acesso em: 28 de abril de 2024.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 25 de abril de 2024.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Edital n° 23/2022. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). PROCESSO Nº 23038.004469/2022-18 DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Publicado em: 29/04/2022. Edição: 80, seção: 3, p.130. Brasília-DF: MEC/CAPES, 2022.

CONCEIÇÃO, Eressiely Batista Oliveira da. Singularidades e subjetividades de um grupo do PIBID na área de matemática: contribuições para o processo de formação de identidade professoral. 2019. 187fls. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão/SE, 2019. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/11535/2/ERESSIELY_BATISTA_OLIVEIRA_CONCEICAO.pdf>. Acesso em: 23 de abril de 2024.

CRUZ, Alanne de Jesus; SILVA, José Affonso Tavares. Bingo das potências e raiz quadrada aplicado a estudantes surdos. Capítulo 09, p. 119-125. DOI: 10.46898/rfbe.9786558890232.10. In. SOUZA, Denize da Silva (org.). Atividades matemáticas para o ensino fundamental: somando conhecimentos, multiplicando saberes [recurso digital]. 1. ed. -- Belém: RFB Editora, 2021. ISBN: 978-65-5889-023-2. DOI: 10.46898/rfbe.9786558890232.

CRUZ, Alixandre Marques; SANTOS, Marcela Lima Santos; SANTOS, Nailys Melo Sena; SOUZA, Denize da Silva. O Pibid-Matemática: reflexões da ação e na ação. Artigo publicado na Revista Trilhas da Formação Docente: revista de divulgação das atividades do Pibid / Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Universidade Federal de Sergipe. – Vol. 1, n. 3 (2018), p. 122-127. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, Anual. ISSN 2358-7628.

GATTI, Bernadete. Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília-DF: Unesco, 2019. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367919>. Acesso em: 28 de abril de 2024.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática – Bolema, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro, Brasil. Disponível em: <https://www.furb.br/web/upl/arquivos/201907021704050.Problemas.pdf>. Acesso em: 25 de abril de 2024.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner. JUSTULIN, Andresa Maria (orgs.). Resolução de problemas: teoria e prática. 2ª. edição de acordo com a BNCC. Jundiaí-SP: Paco editorial, 2021. ISBN: 9786558407300.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. G. Polya; [tradução Heitor Lisboa de Araújo]. – Rio de Janeiro: Interciência, 1976.

SERGIPE. Secretaria de Estado da Educação do Esporte da Cultura. Currículo de Sergipe [livro eletrônico]: integrar e construir: ensino médio. [organização Isabella Silva dos Santos, Mariana Fátima Muniz Soares]. Aracaju, SE: Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, 2021.

SILVA, Narinha Mylena Rocha da. Universo cognitivo de pibidianos: uma análise a partir das relações institucionais em um curso de licenciatura. 2022. 123 fls. Dissertação de Mestrado (Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão-SE: UFS, 2022. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/16754/2/NARINHA_MYLENA_ROCHA_SILVA.pdf>. Acesso em: 27 de abril de 2024.

Publicado

2024-10-14

Como Citar

GOMES, J. DA S.; SILVA, S. A.; SOUZA, D. DA S. . Revisa Enem: experiência de bolsistas no PIBID-matemática como proposta de atividades para o Ensino Médio. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-15, 14 out. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática