Revisa Enem: experiência de bolsistas no PIBID-matemática como proposta de atividades para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4115Palavras-chave:
Enem, Formação inicial, Pibid-Matemática, Resolução de problemasResumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é uma das políticas públicas educacionais que muito tem contribuído para a formação docente. Sua importância revela-se tanto no âmbito da formação inicial, quanto na formação continuada. Este artigo aborda perspectivas a respeito das contribuições deste Programa na formação dos discentes do curso de Matemática da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor José Aloísio de Campos em São Cristóvão (Pibid-Matemática/SC/UFS). Nesse sentido, objetiva-se relatar e refletir sobre a experiência de bolsistas no projeto “Revisa Enem”, realizado em turmas do 3º ano do Ensino Médio em uma das escolas campo parceira desse Programa. O projeto fundamentou-se na metodologia “Resolução de Problemas", com ênfase em objetos do conhecimento matemáticos necessários e mais recorrentes às questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Embora a ideia do trabalho pedagógico tenha partido da coordenação do Colégio, pois atenderia as demandas e as necessidades básicas dos alunos por estarem preparando-se para o Enem, o referido projeto foi elaborado pelos bolsistas orientados e supervisionados pelo professor de Matemática – supervisor do subgrupo. Desse modo, as atividades foram testadas com os participantes do subgrupo do programa, e depois, validadas pelos demais bolsistas vinculados ao Núcleo, para então serem aplicadas nas turmas de 3° ano. Esse trabalho metodológico, na perspectiva da Resolução de Problemas, contribuiu para que os alunos de Ensino Médio desenvolvem-se diferentes habilidades, as quais estão estabelecidas pelas diretrizes curriculares, tais como leitura e interpretação de situações problemas, formulação de hipóteses, comunicação e interação pelo trabalho coletivo, análise e tomada de decisões. Destarte, podemos afirmar que os resultados apontam não somente o enriquecimento e aprofundamento no exercício da docência desses bolsistas, mas também, contribuíram para os alunos da Educação Básica estudarem objetos matemáticos voltados ao Exame Nacional do Ensino Médio.
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