Explorando conceitos matemáticos sob diferentes perspectivas: uma abordagem da cultura africana por meio de intervenção gamificada com estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4110

Palavras-chave:

Laboratório de Ensino de Matemática, Gamificação, Jogos Africanos, Etnomatemática, Formação Docente

Resumo

A atual conjuntura da Educação brasileira demonstra uma certa insatisfação com os baixos índices de rendimento dos estudantes na disciplina de Matemática. Tendo em vista esse cenário, novas propostas têm surgido no âmbito da educação matemática para tornar o seu ensino mais eficaz. Na literatura é possível encontrar estudos sobre diversos jogos africanos de tabuleiros e as possibilidades para a abordagem na sala de aula de matemática. A presente pesquisa tem por objetivo relatar a experiência vivenciada em uma das ações do Laboratório de Ensino de Matemática do agreste pernambucano (LEMAPE), na qual aplicamos uma oficina temática com o jogo africano Shisima para duas turmas do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de Pernambuco. Por meio da abordagem gamificada, estabelecemos relações entre o tabuleiro do jogo e conteúdos de geometria plana, mais precisamente o conceito de polígonos. Como resultados, foi possível perceber a importância do Laboratório de Ensino de Matemática para a qualificação dos licenciandos que nele atuam. Nesse sentido, a partir dessa vivência, o futuro docente adquire um conhecimento mais imersivo sobre a Etnomatemática, além de exercitar o planejamento de práticas lúdicas e dinâmicas para abordá-la em sala de aula. Ademais, destacamos que a oficina com perspectiva etnocentrada contribuiu para a aprendizagem dos estudantes ao propor uma atividade que contempla a realidade destes, pela abordagem da cultura africana contextualizada a partir do jogo Shisima. Por fim, não podemos deixar de lado a contribuição dessa ação para o combate ao racismo estrutural no ambiente escolar, ao empoderar alunos negros por meio da valorização da produção de conhecimento pela óptica da sabedoria dos povos africanos.

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Biografia do Autor

Elisson Bezerra Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Licenciando em Matemática na Universidade Federal de Pernambuco. Monitor do Laboratório de Matemática do Agreste Pernambucano (LEMAPE). Se identifica com as áreas de tecnologias digitais para o ensino de matemática e da psicologia educacional.

Rayanne Débora Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), com formação técnica em Administração pela Escola Técnica Estadual Maria José Vasconcelos (ETE MJV). Atua como monitora responsável pelo projeto TikTok do Laboratório de Ensino de Matemática do Agreste Pernambucano Professor Ricardo Oliveira (LEMAPE), localizado no Campus Acadêmico do Agreste da UFPE, onde planeja, roteiriza e edita conteúdos audiovisuais para a plataforma. Integrante do Grupo de Pesquisa Diferença (CNPq), sob a orientação da Profa. Dra. Simone Moura Queiroz.(Espelho do grupo: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/259983).

José Ivanildo Felisberto de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Cria do Alto José do Pinho - Zona Norte de Recife-Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Docente na Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - CAA/UFPE e na Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE. Doutor em Educação Matemática - UNIBAN-SP. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Frassinete do Recife - FAFIRE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Tem experiência na área de Ensino de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Educação Estatística e Probabilística, Matemática e Arte e Formação de Professores que ensinam Matemática. Probabilidade e Ensino de Probabilidade. Desenvolve pesquisas, estudos e palestras com a Formação inicial e continuada de Professores que Ensinam Matemática, Ensino e Aprendizagem de Probabilidade na Educação Básica e sobre decolonialidade e pensamento afrodiaspórico na formação de professores de Matemática. Líder do Grupo Aya-Sankofa de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática.

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

NASCIMENTO, E. B. .; LIMA, R. D. S. .; CARVALHO, J. I. F. DE . Explorando conceitos matemáticos sob diferentes perspectivas: uma abordagem da cultura africana por meio de intervenção gamificada com estudantes do ensino médio . Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-15, 3 out. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática