Explorando conceitos matemáticos sob diferentes perspectivas: uma abordagem da cultura africana por meio de intervenção gamificada com estudantes do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4110Palavras-chave:
Laboratório de Ensino de Matemática, Gamificação, Jogos Africanos, Etnomatemática, Formação DocenteResumo
A atual conjuntura da Educação brasileira demonstra uma certa insatisfação com os baixos índices de rendimento dos estudantes na disciplina de Matemática. Tendo em vista esse cenário, novas propostas têm surgido no âmbito da educação matemática para tornar o seu ensino mais eficaz. Na literatura é possível encontrar estudos sobre diversos jogos africanos de tabuleiros e as possibilidades para a abordagem na sala de aula de matemática. A presente pesquisa tem por objetivo relatar a experiência vivenciada em uma das ações do Laboratório de Ensino de Matemática do agreste pernambucano (LEMAPE), na qual aplicamos uma oficina temática com o jogo africano Shisima para duas turmas do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de Pernambuco. Por meio da abordagem gamificada, estabelecemos relações entre o tabuleiro do jogo e conteúdos de geometria plana, mais precisamente o conceito de polígonos. Como resultados, foi possível perceber a importância do Laboratório de Ensino de Matemática para a qualificação dos licenciandos que nele atuam. Nesse sentido, a partir dessa vivência, o futuro docente adquire um conhecimento mais imersivo sobre a Etnomatemática, além de exercitar o planejamento de práticas lúdicas e dinâmicas para abordá-la em sala de aula. Ademais, destacamos que a oficina com perspectiva etnocentrada contribuiu para a aprendizagem dos estudantes ao propor uma atividade que contempla a realidade destes, pela abordagem da cultura africana contextualizada a partir do jogo Shisima. Por fim, não podemos deixar de lado a contribuição dessa ação para o combate ao racismo estrutural no ambiente escolar, ao empoderar alunos negros por meio da valorização da produção de conhecimento pela óptica da sabedoria dos povos africanos.
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