Questões de gênero na Matemática: desafios enfrentados sob a ótica de formadoras de uma licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4102

Palavras-chave:

Desafios, Mulheres, Formadoras, Licenciatura, Matemática

Resumo

Embora muito já se tenha falado sobre gênero na Matemática nos últimos anos, especialmente no que tange à presença feminina nesse âmbito, esse ainda é um tema que não se esgotou em sua discussão e nas reverberações que esta causa nos campos científicos e profissionais, e, sobremaneira, na formação de futuras professoras e futuros professores de Matemática. O presente artigo tem por objetivo identificar e discutir os desafios enfrentados pelas formadoras do curso de licenciatura em Matemática da FECLI/UECE, lançando vistas às relações de gênero na Matemática relacionadas à formação docente. Para tanto, utilizamo-nos da pesquisa qualitativa, realizada por meio de um grupo focal com tais professoras, cujos dados produzidos foram analisados através da Análise de Conteúdo, à luz do referencial teórico adotado, composto por Tosi (1998), Schiebinger (2001), Fernandes (2006), Cavalari (2007; 2010), Melo (2017), Oliveira (2019), Silva (2019), Lisboa (2020), entre outros. A partir do conjunto de dados produzidos, observamos que, embora se note avanços no cenário de inserção e desenvolvimento das mulheres nos campos das Ciências Exatas, especialmente da Matemática, ainda é possível observar violências simbólicas de gênero, representada por comentários, falas negativas e insinuações sobre o conhecimento matemático das mulheres, sendo esse um dos maiores obstáculos de acesso e permanência à área por parte das formadoras. Cumpre avançar no combate à discriminação de gênero, tendo especial atenção aos estereótipos subliminares que perpetuam o preconceito, considerando, inclusive, que a presença de mulheres nesses espaços é um considerável incentivo para que mais jovens se aproximem dessa área. A pesquisa contribuiu para a ampliação da nossa compreensão acerca das mulheres na docência em Matemática, especificamente na identificação e reflexão em torno dos desafios ainda enfrentados pelas formadoras no curso de licenciatura em Matemática da FECLI/UECE, o que pode ser considerado em outros cenários.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Freire Batista, Universidade Estadual do Ceará -UECE

Licencianda em Matemática na Universidade Estadual do Ceará.

Ana Naiara Sousa dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tenho muita afinidade com a área da Educação Matemática, com ênfase em temas relacionados a matemática lúdica e formação de professores. Gosto de participar ativamente de projetos e atividades que exploram estratégias e metodologias inovadoras para o ensino da matemática, objetivando a melhor aprendizagem dos alunos.

Carlos Ian Bezerra de Melo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Educação e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e especialista em Educação Matemática pela UNOPAR. Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde atua no setor de Educação Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação, Ciências de Iguatu (FECLI). É também Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional do Ceará (SBEM-CE), para o triênio 2022-2025. Pesquisa formação de professores e identidade profissional docente (IPD), com ênfase na formação inicial do professor de Matemática. Desenvolve atividades relacionadas à Educação Matemática junto ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Matemática (LAPEM) e ao Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática). Tem afinidade pelos temas: formação, identidade e desenvolvimento profissional docente, com ênfase na área de Educação Matemática; currículo e ensino. É autor do livro "Ordem DeMolay no Ceará: entre percursos e memórias", que narra a história dessa instituição juvenil em solo cearense. Além disso, é canceriano de sol e lua e aventura-se, ainda, como cantor e ator.

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

BATISTA, M. A. F.; SANTOS, A. N. S. DOS; MELO, C. I. B. DE . Questões de gênero na Matemática: desafios enfrentados sob a ótica de formadoras de uma licenciatura. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-20, 12 set. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática