Questões de gênero na Matemática: desafios enfrentados sob a ótica de formadoras de uma licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4102Palavras-chave:
Desafios, Mulheres, Formadoras, Licenciatura, MatemáticaResumo
Embora muito já se tenha falado sobre gênero na Matemática nos últimos anos, especialmente no que tange à presença feminina nesse âmbito, esse ainda é um tema que não se esgotou em sua discussão e nas reverberações que esta causa nos campos científicos e profissionais, e, sobremaneira, na formação de futuras professoras e futuros professores de Matemática. O presente artigo tem por objetivo identificar e discutir os desafios enfrentados pelas formadoras do curso de licenciatura em Matemática da FECLI/UECE, lançando vistas às relações de gênero na Matemática relacionadas à formação docente. Para tanto, utilizamo-nos da pesquisa qualitativa, realizada por meio de um grupo focal com tais professoras, cujos dados produzidos foram analisados através da Análise de Conteúdo, à luz do referencial teórico adotado, composto por Tosi (1998), Schiebinger (2001), Fernandes (2006), Cavalari (2007; 2010), Melo (2017), Oliveira (2019), Silva (2019), Lisboa (2020), entre outros. A partir do conjunto de dados produzidos, observamos que, embora se note avanços no cenário de inserção e desenvolvimento das mulheres nos campos das Ciências Exatas, especialmente da Matemática, ainda é possível observar violências simbólicas de gênero, representada por comentários, falas negativas e insinuações sobre o conhecimento matemático das mulheres, sendo esse um dos maiores obstáculos de acesso e permanência à área por parte das formadoras. Cumpre avançar no combate à discriminação de gênero, tendo especial atenção aos estereótipos subliminares que perpetuam o preconceito, considerando, inclusive, que a presença de mulheres nesses espaços é um considerável incentivo para que mais jovens se aproximem dessa área. A pesquisa contribuiu para a ampliação da nossa compreensão acerca das mulheres na docência em Matemática, especificamente na identificação e reflexão em torno dos desafios ainda enfrentados pelas formadoras no curso de licenciatura em Matemática da FECLI/UECE, o que pode ser considerado em outros cenários.
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