Decisões didáticas no planejamento de aulas para o uso do jogo real code breaker
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4062Palavras-chave:
Decisões Didáticas, Análise Combinatória, Jogo Real Code Breaker, Jogo da SenhaResumo
Este artigo é fruto de uma dissertação desenvolvida no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tomou-se por objetivo analisar as decisões didáticas de uma professora no planejamento de aulas sobre Análise Combinatória com o uso do jogo Real Code Breaker. Para tanto utilizou-se como principal fundamentação teórica o Modelo de Fatores Decisionais, desenvolvido no cenário da Didática da Matemática francesa. Sendo assim, as decisões didáticas são analisadas com base na tipologia dos fatores: externos, epistêmicos e da história didática. Trata-se de um estudo de caso que contou com a participação de uma professora licenciada em Matemática e atuante no Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Feira Nova, Pernambuco. A pesquisa ocorreu em três etapas. Inicialmente, apresentou-se à professora o Real Code Breaker, explicando suas regras, funcionamento e instalação no smartphone. Após esse momento, realizou-se uma entrevista semiestruturada, com foco nas impressões dela acerca do jogo e no modo como entendia sua relação com a Análise Combinatória. Por fim, realizou-se uma entrevista sobre o seu planejamento para uma aula usando esse recurso. Como resultado, destaca-se a influência nas decisões didáticas da professora de: fatores externos, referentes ao tempo da aula; fatores epistêmicos relacionados aos conteúdos de Análise Combinatória possíveis de serem explorados com o jogo, tais como arranjo e combinação; e fatores da história didática, presentes nas dificuldades de aprendizagem de Análise Combinatória dos estudantes do Ensino Médio e na necessidade de incentivo para eles participarem de jogos com finalidades didáticas.
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