Decisões didáticas no planejamento de aulas para o uso do jogo real code breaker

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4062

Palavras-chave:

Decisões Didáticas, Análise Combinatória, Jogo Real Code Breaker, Jogo da Senha

Resumo

Este artigo é fruto de uma dissertação desenvolvida no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tomou-se por objetivo analisar as decisões didáticas de uma professora no planejamento de aulas sobre Análise Combinatória com o uso do jogo Real Code Breaker. Para tanto utilizou-se como principal fundamentação teórica o Modelo de Fatores Decisionais, desenvolvido no cenário da Didática da Matemática francesa. Sendo assim, as decisões didáticas são analisadas com base na tipologia dos fatores: externos, epistêmicos e da história didática. Trata-se de um estudo de caso que contou com a participação de uma professora licenciada em Matemática e atuante no Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Feira Nova, Pernambuco. A pesquisa ocorreu em três etapas. Inicialmente, apresentou-se à professora o Real Code Breaker, explicando suas regras, funcionamento e instalação no smartphone. Após esse momento, realizou-se uma entrevista semiestruturada, com foco nas impressões dela acerca do jogo e no modo como entendia sua relação com a Análise Combinatória. Por fim, realizou-se uma entrevista sobre o seu planejamento para uma aula usando esse recurso. Como resultado, destaca-se a influência nas decisões didáticas da professora de: fatores externos, referentes ao tempo da aula; fatores epistêmicos relacionados aos conteúdos de Análise Combinatória possíveis de serem explorados com o jogo, tais como arranjo e combinação; e fatores da história didática, presentes nas dificuldades de aprendizagem de Análise Combinatória dos estudantes do Ensino Médio e na necessidade de incentivo para eles participarem de jogos com finalidades didáticas.

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Biografia do Autor

Magda Beatriz de Lima Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), licenciada em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em Ensino de Matemática pelo Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA). Atualmente é como integrante do grupo de pesquisa LACAPE - Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (LACAPE) da UFRPE e fez parte do Grupo de Ensino das Ciências e Matemáticas da UPE e Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) - USP. Foi monitora da disciplina Princípio de Contagem na Universidade de Pernambuco. Referente a experiência profissional, atuou como professora de Matemática dos Anos finais do Ensino Fundamental, tanto na rede pública quanto na rede privada de ensino.

Elisângela Bastos de Melo Espíndola, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências ( PPGEC) e no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Doutora em Educação na linha de Formação de Professores e Prática Pegagógica ( UFPE) e em Sciences de lEducation - LÉcole doctorale Education, Psychologie, Information et Communication (EPIC) ( UCBL- Lyon 1). Mestrado em Educação na Linha de Didática de Conteúdos Específicos ( UFPE).Especialista em Psicopedagogia (UPE). Especialista em Avaliação Educacional em Matemática ( UFPE). Especialista em Programação de Ensino de Matemática (UPE). Licenciada em Matemática e em Pedagogia.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

ALMEIDA, M. B. DE L. .; ESPÍNDOLA, E. B. DE M. . Decisões didáticas no planejamento de aulas para o uso do jogo real code breaker. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-19, 27 set. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática