As Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred (1574-1660) em uma prática no Laboratório de Ensino de Aritmética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4050

Palavras-chave:

Multiplicação, Laboratório de Ensino de Matemática, Duas Réguas para Cálculo, Formação de Professores de Matemática

Resumo

A formação do futuro professor de matemática começa, inicialmente, na universidade, onde diversos conhecimentos se interligam entre os profissionais, curriculares, disciplinares e experienciais. Nesse artigo, apresentamos uma discussão em torno das reflexões obtidas por discentes da disciplina de Laboratório de Ensino de Aritmética (LEA), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE), acerca da operação de multiplicação envolvendo o instrumento matemático histórico denominado por Duas Réguas para Cálculo que está contido no documento histórico The declaration of the two Rvlers for Calculation, publicado em 1633, por William Oughtred (1574-1660). Para isso, utilizamos uma metodologia de cunho qualitativo e caráter descritivo, tendo como coleta de dados os registros escritos dos discentes durante a realização da prática laboratorial na disciplina de LEA. Dessa forma, nesse artigo são apresentadas inicialmente as concepções gerais sobre a disciplina de LEA, uma breve descrição do instrumento matemático histórico e seu manuseio, e por fim o experimento e as percepções dos discentes sobre os questionamentos realizados. Diante disso, os resultados desse estudo sinalizam que, à medida que os conhecimentos relacionados à operação aritmética de multiplicação foram aplicados, outros conceitos como o de sistema de numeração decimal, de ordem decimal e de proporcionalidade emergiram do manuseio do instrumento matemático histórico, contribuindo para significação da operação de multiplicação. Assim, também pode-se perceber que as Duas Réguas para Cálculo possibilitaram aos discentes o contato com a matemática prática, refletindo que o possível potencial didático do instrumento não reside diretamente nele, ou em sua forma física, mas nas ações que podem ser realizadas com ele.

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Biografia do Autor

Amanda Cardoso Benicio de Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes Históricas, Instrumentos Matemáticos do Século XVII, Interface entre História e Ensino da Matemática e Formação do Professor de Matemática.

Kawoana da Costa Soares, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos do século XVII, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

LIMA, A. C. B. DE; SOARES, K. DA C. As Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred (1574-1660) em uma prática no Laboratório de Ensino de Aritmética. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-20, 25 set. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática