Um recorte histórico da formação de professores do Estado do Ceará a partir do curso de Licenciatura em Matemática da UECE
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v2i4.3613Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Formação de Professores, Licenciatura em Matemática no CearáResumo
A discussão sobre a formação de professores que ensinam Matemática tem constituído um campo no qual é crescente o número de pesquisas. No âmbito das diferentes pesquisas que têm sido desenvolvidas nessa área, têm tomado destaque os estudos acerca da história das instituições que ao longo do tempo foram sendo erguidas para formação de professores. Desse modo, este estudo tem como objetivo identificar aspectos históricos acerca da formação de professores de Matemática no Ceará, considerando a origem do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade estadual do Ceará – UECE. Assim, esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental de natureza qualitativa, desenvolvida a partir da sistematização de fontes documentais que trazem registros históricos que permitem identificar o processo de constituição do curso de Licenciatura em Matemática. Dessa forma, conseguimos nesse estudo mostrar o percurso no qual estão envolvidas as competências inseridas na criação dos primeiros cursos de formação de professores que ensinam Matemática no Ceará.
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