Um recorte histórico da formação de professores do Estado do Ceará a partir do curso de Licenciatura em Matemática da UECE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v2i4.3613

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Formação de Professores, Licenciatura em Matemática no Ceará

Resumo

A discussão sobre a formação de professores que ensinam Matemática tem constituído um campo no qual é crescente o número de pesquisas. No âmbito das diferentes pesquisas que têm sido desenvolvidas nessa área, têm tomado destaque os estudos acerca da história das instituições que ao longo do tempo foram sendo erguidas para formação de professores. Desse modo, este estudo tem como objetivo identificar aspectos históricos acerca da formação de professores de Matemática no Ceará, considerando a origem do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade estadual do Ceará – UECE. Assim, esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental de natureza qualitativa, desenvolvida a partir da sistematização de fontes documentais que trazem registros históricos que permitem identificar o processo de constituição do curso de Licenciatura em Matemática. Dessa forma, conseguimos nesse estudo mostrar o percurso no qual estão envolvidas as competências inseridas na criação dos primeiros cursos de formação de professores que ensinam Matemática no Ceará.

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Biografia do Autor

Mirla Braz Braga, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática no Ceará, licenciatura em Matemática, história da matemática, formação de professores e Universidade Estadual do Ceará.

Adriana Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (2019), pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e mestrado em Educação (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Tem experiência na área da Educação Matemática e História da Educação Matemática, com ênfase, na formação inicial de professores e o saber profissional docente.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Matemática realizado em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade de Stanford, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

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Publicado

2023-09-23

Como Citar

BRAGA, M. B.; OLIVEIRA, A. N. DE; PEREIRA, A. C. C. . Um recorte histórico da formação de professores do Estado do Ceará a partir do curso de Licenciatura em Matemática da UECE. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 4, p. 1-13, 23 set. 2023.