Aporte para atividades-históricas com-tecnologias: novos caminhos, essência e produção
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v2i5.3586Palavras-chave:
História da Matemática, Tecnologias Digitais, Investigação Matemática, Atividades-históricas-com-tecnologias, GeometriaResumo
Esse trabalho é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC), ligada ao projeto Conexões potenciais entre história da matemática e tecnologias digitais: Aporte para fomento de atividades-históricas-com-tecnologias (PROPESQ/UFRN), fundamentada em estudos que versam sobre o uso da história da Matemática (HM) no ensino; das tecnologias digitais (TD) e a educação matemática; na investigação matemática (IM) na sala de aula; e na aliança entre HM, TD e IM. Assim, considerando que ainda há poucos trabalhos na ótica da aliança entre HM e TD e que esta pode ocorrer via atividades-históricas-com-tecnologias, além disso, tendo em vista que estas são atividades/tarefas que investigam problemas/episódios/temas históricos com apoio de tecnologias digitais, nos vem a indagação: Que trabalhos/obras/temas/produções históricas podem ser usadas na elaboração dessas atividades? Visando dar aporte ao fomento de atividades-históricas-com-tecnologias, desenvolvemos um estudo ancorado numa abordagem de pesquisa qualitativa com procedimento do tipo bibliográfico. Nessa pesquisa, temos por objetivo dar aporte para fomento de atividades-históricas-com-tecnologias por meio da busca e disponibilização de trabalhos de natureza geométrica desenvolvidos no decorrer da história, enfatizando: nome do estudioso, período em que viveu, nome de obras balizadoras (sobretudo relacionadas à geometria) e onde/se estão disponíveis, seja físico ou virtual, disponibilizando quando possível. Desse modo, apontamos temas geométricos, tratados em produções de estudiosos no decorrer da história, que podem acender a preparação de atividades-históricas-com-tecnologias. Para tanto, organizamos os dados em planilhas/quadros, cujas informações têm sido alimentadas baseando-se no site Mactutor History of Mathematics e complementando com livros de História da Matemática e História das Ciências, além de artigos e outras produções bibliográficas. Como resultado, tem-se produzido uma espécie de repositório virtual no formato de linha do tempo interativa online, permitindo ao usuário acessar as informações presentes nas planilhas/quadros, com a possibilidade de acesso também em formato de áudios, disponibilizados em uma plataforma de produção de podcasts.
Downloads
Referências
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática.6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
COSTA, Allyson Emanuel Januário da; SOUSA, Giselle Costa de. Investigando a Conjunção entre História da Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação, por meio de um Levantamento Bibliográfico em Eventos Internacionais de Educação Matemática. Revista Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Ceará, v.04, n.11, 06 – 21. (2017).
CYRIACO, A. F. F.; NUNN, D.; AMORIM, R. F. B.; FALCÃO, D. P.; MORENO, H. Pesquisa qualitativa: conceitos importantes e breve revisão de sua aplicação à geriatria/gerontologia. Geriatrics, Gerontology and Aging, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 4-9, 2017.
GOMES, Anna Beatriz de Andrade. Temas para atividades-históricas-com-tecnologia. In: XIV Seminário Nacional de História da Matemática, 2021, Uberaba. XIV Seminário Nacional de História da Matemática, 2021.
GOMES, Anna Beatriz de Andrade; SOUSA, Giselle Costa de. Apontamentos De Temas Geométricos Para Atividades-Históricas-Com-Tecnologias. Boletim Cearense De Educação E História Da Matemática, 2021a.
GOMES, Anna Beatriz de Andrade; SOUSA, Giselle Costa de. Timetoast Timeline como proposta para linha do tempo geométrica e uso na Educação Matemática. Boletim Cearense De Educação E História Da Matemática, 2021b.
MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 3 ed. -Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
PONTIN, Jefferson Frois; RODRIGUES, Zionice Garbelini Martos; BORTOLI, Adriana de. Considerações sobre a metodologia da resolução de problemas os podcasts: um ensaio. I ENOPEM: Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], 2020. DisponÃvel em: <https://docplayer.com.br/211905160-Consideracoes-sobre-a-metodologia-de-resolucao-de-problemas-e-os-podcasts-um-ensaio.html>. Acesso em: 8 ago. 2022.
SANTOS, M. L. dos; SOUSA, G. C. de . Recortes da análise inicial sobre a obra A Cronologia das Nações Antigas de al-Biruni (973 - 1048). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 114–124, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.8023. DisponÃvel em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8023. Acesso em: 18 ago. 2023.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Teoria e prática cientÃfica. In: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientÃfico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013. cap. 3, p. 88-112. ISBN 978-85-249-2081-3.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar história. São Paulo: Scipione. 2004. - (Pensamento e ação no magistério).
SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre HM, TDIC e IM: fundamentos e aplicações. In: REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Fluxo ContÃnuo, 2020a, p.117-136. DisponÃvel em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239>. Acesso em: 18 ago. 2022.
SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Livraria da FÃsica, 2020b.
SOUSA, Giselle Costa de; GOMES, Anna Beatriz De Andrade. Aporte para a promoção de atividades-históricas-com-tecnologia. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1689–1699, 2020.
SOUSA, G. C. de. História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais. REMATEC, [S. l.], v. 18, n. 44, p. e2023005, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023005.id510. DisponÃvel em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510. Acesso em: 18 ago. 2023.
VÃZQUEZ, P. S.; REY, G.; BOUBÉE, C.. El concepto de función a través de la Historia. Revista Ibero americana de Educação Matemática. v. 4, n. 6, pp. 141- 151, Dez. 2008.