Aporte para atividades-históricas com-tecnologias: novos caminhos, essência e produção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v2i5.3586

Palavras-chave:

História da Matemática, Tecnologias Digitais, Investigação Matemática, Atividades-históricas-com-tecnologias, Geometria

Resumo

Esse trabalho é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC), ligada ao projeto Conexões potenciais entre história da matemática e tecnologias digitais: Aporte para fomento de atividades-históricas-com-tecnologias (PROPESQ/UFRN), fundamentada em estudos que versam sobre o uso da história da Matemática (HM) no ensino; das tecnologias digitais (TD) e a educação matemática; na investigação matemática (IM) na sala de aula; e na aliança entre HM, TD e IM. Assim, considerando que ainda há poucos trabalhos na ótica da aliança entre HM e TD e que esta pode ocorrer via atividades-históricas-com-tecnologias, além disso, tendo em vista que estas são atividades/tarefas que investigam problemas/episódios/temas históricos com apoio de tecnologias digitais, nos vem a indagação: Que trabalhos/obras/temas/produções históricas podem ser usadas na elaboração dessas atividades? Visando dar aporte ao fomento de atividades-históricas-com-tecnologias, desenvolvemos um estudo ancorado numa abordagem de pesquisa qualitativa com procedimento do tipo bibliográfico. Nessa pesquisa, temos por objetivo dar aporte para fomento de atividades-históricas-com-tecnologias por meio da busca e disponibilização de trabalhos de natureza geométrica desenvolvidos no decorrer da história, enfatizando: nome do estudioso, período em que viveu, nome de obras balizadoras (sobretudo relacionadas à geometria) e onde/se estão disponíveis, seja físico ou virtual, disponibilizando quando possível. Desse modo, apontamos temas geométricos, tratados em produções de estudiosos no decorrer da história, que podem acender a preparação de atividades-históricas-com-tecnologias. Para tanto, organizamos os dados em planilhas/quadros, cujas informações têm sido alimentadas baseando-se no site Mactutor History of Mathematics e complementando com livros de História da Matemática e História das Ciências, além de artigos e outras produções bibliográficas. Como resultado, tem-se produzido uma espécie de repositório virtual no formato de linha do tempo interativa online, permitindo ao usuário acessar as informações presentes nas planilhas/quadros, com a possibilidade de acesso também em formato de áudios, disponibilizados em uma plataforma de produção de podcasts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Venícios Valentim da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

É aluno especial de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi bolsista Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Matemática, no período de 2018-2019 e, posteriormente, atuou como residente no Programa de Residência Pedagógica (RP), na Escola Estadual Castro Alves. Atualmente está inserido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Anna Beatriz de Andrade Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestranda na Pós-graduação de Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Giselle Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Matemática - licenciatura e bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte . Além disso, Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição, na linha de pesquisa em Educação Matemática. Concluiu o curso de técnico em Estradas pela ETFRN, hoje IFRN. Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECM) da UFRN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais, História da Matemática, Tecnologias, GeoGebra, Cálculo, Lógica e George Boole. Atuou como professora convidada no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy - IFESP (RN). Foi professora da rede básica de ensino do município de Natal (RN), do município de São Gonçalo do Amarante (RN) e da rede privada de ensino de Natal. Foi coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN/Natal. É docente orientadora da Residência Pedagógica de Matemática Natal/UFRN.

Referências

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática.6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

COSTA, Allyson Emanuel Januário da; SOUSA, Giselle Costa de. Investigando a Conjunção entre História da Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação, por meio de um Levantamento Bibliográfico em Eventos Internacionais de Educação Matemática. Revista Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Ceará, v.04, n.11, 06 – 21. (2017).

CYRIACO, A. F. F.; NUNN, D.; AMORIM, R. F. B.; FALCÃO, D. P.; MORENO, H. Pesquisa qualitativa: conceitos importantes e breve revisão de sua aplicação à geriatria/gerontologia. Geriatrics, Gerontology and Aging, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 4-9, 2017.

GOMES, Anna Beatriz de Andrade. Temas para atividades-históricas-com-tecnologia. In: XIV Seminário Nacional de História da Matemática, 2021, Uberaba. XIV Seminário Nacional de História da Matemática, 2021.

GOMES, Anna Beatriz de Andrade; SOUSA, Giselle Costa de. Apontamentos De Temas Geométricos Para Atividades-Históricas-Com-Tecnologias. Boletim Cearense De Educação E História Da Matemática, 2021a.

GOMES, Anna Beatriz de Andrade; SOUSA, Giselle Costa de. Timetoast Timeline como proposta para linha do tempo geométrica e uso na Educação Matemática. Boletim Cearense De Educação E História Da Matemática, 2021b.

MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 3 ed. -Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

PONTIN, Jefferson Frois; RODRIGUES, Zionice Garbelini Martos; BORTOLI, Adriana de. Considerações sobre a metodologia da resolução de problemas os podcasts: um ensaio. I ENOPEM: Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], 2020. Disponível em: <https://docplayer.com.br/211905160-Consideracoes-sobre-a-metodologia-de-resolucao-de-problemas-e-os-podcasts-um-ensaio.html>. Acesso em: 8 ago. 2022.

SANTOS, M. L. dos; SOUSA, G. C. de . Recortes da análise inicial sobre a obra A Cronologia das Nações Antigas de al-Biruni (973 - 1048). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 114–124, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.8023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8023. Acesso em: 18 ago. 2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Teoria e prática científica. In: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013. cap. 3, p. 88-112. ISBN 978-85-249-2081-3.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar história. São Paulo: Scipione. 2004. - (Pensamento e ação no magistério).

SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre HM, TDIC e IM: fundamentos e aplicações. In: REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Fluxo Contínuo, 2020a, p.117-136. Disponível em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239>. Acesso em: 18 ago. 2022.

SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020b.

SOUSA, Giselle Costa de; GOMES, Anna Beatriz De Andrade. Aporte para a promoção de atividades-históricas-com-tecnologia. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1689–1699, 2020.

SOUSA, G. C. de. História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais. REMATEC, [S. l.], v. 18, n. 44, p. e2023005, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023005.id510. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510. Acesso em: 18 ago. 2023.

VÃZQUEZ, P. S.; REY, G.; BOUBÉE, C.. El concepto de función a través de la Historia. Revista Ibero americana de Educação Matemática. v. 4, n. 6, pp. 141- 151, Dez. 2008.

Publicado

2023-11-21

Como Citar

SILVA, L. V. V. DA; GOMES, A. B. DE A.; SOUSA, G. C. DE. Aporte para atividades-históricas com-tecnologias: novos caminhos, essência e produção. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 5, p. 1-15, 21 nov. 2023.