Experiência no Programa Residência Pedagógica: a regência de aulas e sua importância para a formação inicial docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v2i5.3430

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Formação Inicial, Ensino de Matemática

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a relevância do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial dos professores de matemática, por meio da descrição das atividades e experiências vivenciadas pelos bolsistas durante as regências de aulas em uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral, localizada na cidade de Várzea Alegre, Ceará. Para a produção deste trabalho acadêmico, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, com base nos diários de bordo, onde foram registrados todos os acontecimentos referentes ao Programa Residência Pedagógica (PRP). As discussões centrais deste trabalho foram em torno dos momentos de regência e recursos metodológicos utilizados. Foi possível concluir que as experiências obtidas nas regências das aulas foram significativas para o desenvolvimento de uma visão mais sensível sobre as especificidades da realidade dos alunos. Além de contribuir para a formação humana e profissional do bolsista residente da licenciatura em Matemática e, consequentemente, para a formação inicial docente. Também foi constatado que é indispensável que o docente desenvolva trabalhos consciente da flexibilidade dos planos de ensino e das atividades, tornando possível que todos os alunos tenham uma aprendizagem mais interativa e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Leandro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - IFCE/Campus Cedro

Graduando em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Cedro, Ceará, Brasil

Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE/Campus de Cedro

Licenciado em Matemática (IFCE campus de Cedro) e em Pedagogia (UEVA);  Especialista em Estrutura e Funcionamento do Ensino (UEVA) e em Gestão Escolar (UDESC); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus de Cedro.

João Nunes de Araújo Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE/Campus de Cedro

Doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Licenciado em Matemática pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Atualmente, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, atuando nos cursos de bacharelado em Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação, além de atuar na formação inicial de professores de Matemática e Física nos cursos de Licenciatura. Interesse de pesquisa abrangem tópicos como Análise Geométrica, Matemática Aplicada, Modelagem Matemática, Tendências na Educação Matemática e Formação inicial e continuada de professores de Matemática. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem junto ao CNPq e certificado pelo IFCE. 

Referências

BRASIL. Portaria nº 82, de 26 de abril de 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica - PRP. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-82-de-26-de-abril-de-2022-395720016. Acesso em: 20 fev 2023.

D‘AMBROSIO, Beatriz Silva. Como Ensinar Matemática Hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. n. 2. Brasília. 1989. p. 15-19. Disponível em: http://www.educadores. diaadia.pr.gov.br. Acesso em: 17 fev 2023.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

LIMA, Francisco José de. COSTA, Meirilania Primo. Registros escritos como produção e experiência constituinte na formação inicial do professor de matemática. Revista Educação Matemática e Pesquisa. São Paulo, v. 23, n. 2, p. 278-308, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/54277. Acesso em: 23 fev 2023.

LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

MOREIRA, Plínio Cavalcanti.; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

REIS, Ana Flávia Bueno.; PEREIRA, Mateus.; KAWASHITA, Ieda. Relato de Experiência: Residência Pedagógica e a formação docente. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/ article/view/45. Acesso em: 12 fev. 2023.

SANTOS, Miguel Sanderson Cardoso.; BRITO, Sislândia Maria Ferreira.; LIMA, Gleidiane do Nascimento. Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica: desafios e possibilidades nas regências das aulas remotas. Anais...VII Congresso Nacional de Educação. Realize, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/trabalho_ev150_md1_sa101_id2325_29072021142954.pdfAcesso em: 11 fev. 2023.

TINTI, Douglas da Silva.; SILVA, José Fernandes. Estudo das repercussões do Programa Residência Pedagógica na formação de Professores de Matemática. Formação Docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S.I.], v. 12, n. 25, p. 151-172, 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/ index.php/rbpfp/article/view/404. Acesso em: 20 fev. 2023.

Publicado

2023-12-30

Como Citar

SILVA, E. L.; LIMA, F. J. DE; ARAÚJO NETO, J. N. DE . Experiência no Programa Residência Pedagógica: a regência de aulas e sua importância para a formação inicial docente. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 5, p. 1-13, 30 dez. 2023.

Edição

Seção

Relatos de Experiências