Experiência no Programa Residência Pedagógica: a regência de aulas e sua importância para a formação inicial docente
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v2i5.3430Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Formação Inicial, Ensino de MatemáticaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a relevância do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial dos professores de matemática, por meio da descrição das atividades e experiências vivenciadas pelos bolsistas durante as regências de aulas em uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral, localizada na cidade de Várzea Alegre, Ceará. Para a produção deste trabalho acadêmico, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, com base nos diários de bordo, onde foram registrados todos os acontecimentos referentes ao Programa Residência Pedagógica (PRP). As discussões centrais deste trabalho foram em torno dos momentos de regência e recursos metodológicos utilizados. Foi possível concluir que as experiências obtidas nas regências das aulas foram significativas para o desenvolvimento de uma visão mais sensível sobre as especificidades da realidade dos alunos. Além de contribuir para a formação humana e profissional do bolsista residente da licenciatura em Matemática e, consequentemente, para a formação inicial docente. Também foi constatado que é indispensável que o docente desenvolva trabalhos consciente da flexibilidade dos planos de ensino e das atividades, tornando possível que todos os alunos tenham uma aprendizagem mais interativa e significativa.
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