A formação inicial docente durante a pandemia do Covid–19: Reflexões a partir da prática de estágio em uma Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v2i4.3428

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Estágio Supervisionado, Programa Residência Pedagógica, Formação Inicial Docente em Matemática

Resumo

Este estudo foi aplicado no ano de 2022, de forma remota durante a pandemia de COVID-19, a partir da necessidade de discutir impactos causados na formação inicial docente de licenciandos que aplicaram sua prática de estágio, seja ela via Estágio Supervisionado ou Programa Residência Pedagógica (PRP) no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para isso, objetivou-se discutir as principais influências da necessidade de adaptação na formação da prática inicial docente por conta da realidade pandêmica, seja elas por meio do estágio à docência e/ou das práticas desenvolvidas nos projetos PIBID e PRP. Buscou-se, ainda, responder a seguinte problemática: Quais são as principais reflexões e perspectivas obtidas pelos licenciandos em matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte, a partir da sua prática de estágio durante a pandemia do COVID–19? Para a análise de resultados, foi aplicado um questionário para os estudantes que realizaram alguma prática de estágio durante o ERE. Participaram desta investigação 14 estudantes, sendo eles participantes do PRP, participantes dos Estágios Supervisionados ou de ambos. Tais análises também consideraram uma experiência anterior com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os resultados obtidos corroboraram com a hipótese inicial de que ainda que a prática do estágio no modelo de ensino remoto possa contribuir na formação do licenciando, através do desenvolvimento do uso das tecnologias digitais, ela não cumpre o objetivo de preparar o graduando para o trabalho docente, uma vez que o mesmo faz toda a sua prática de estágio em um modelo de Educação atípico que não é adotado pelas escolas de Educação Básica. Podendo, portanto, sentir-se apto a aplicar uma aula no modelo remoto, mas sem preparação para lecionar em uma aula presencial.

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Biografia do Autor

Maria Jaqueline Sousa de Moura, Instituto Federal do Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Juazeiro do Norte.

Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFCE, campus Juazeiro do Norte. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC e do Programa de Residência Pedagógica- PRP no IFCE. Participa do grupo de Pesquisa Ensino e Aplicações da Física/Matemática na linha de pesquisa Práxis Pedagógica em Matemática. Atualmente cursa a especialização em ensino de matemática com ênfase na educação básica também pelo IFCE. Atua como professora de matemática do fundamental II na rede privada.

Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Instituto Federal do Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Juazeiro do Norte

Professor graduado em Ciências (habilitação em Matemática), pós-graduado (lato sensu) em Matemática e Física, ambas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e pós-graduado (stricto sensu) pelo programa de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é doutorando do programa de Doutorado Profissional em Ensino de Ciências Exatas junto à Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Exerce suas atividades como professor efetivo, com dedicação exclusiva, junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (Campus de Juazeiro do Norte); coordena disciplinas no curso de Licenciatura em Matemática, modalidade semipresencial, na Universidade Aberta do Brasil (UAB-IFCE) na condição de professor formador. Atua também como pesquisador junto ao Grupo de Pesquisa Ensino e Aplicações da Física/Matemática junto ao CNPq e certificado pelo IFCE. Realiza pesquisas em Educação Matemática, com foco em Metodologias de Ensino, Resolução de Problemas e História da Matemática.

Junio Moreira de Alencar, Instituto Federal do Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Juazeiro do Norte

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Técnico em Eletroeletônica pelo Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Juazeiro do Norte. Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Matemática com Ênfase na Formação de Professores da Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Juazeiro do Norte. Colaborou como professor de matemática no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como Professor Formador de Matemática do curso Licenciatura em Matemática (modalidade semipresencial) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Foi professor de matemática no curso Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE). Lecionou como professor substituto de matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor temporário pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). 

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Publicado

2023-09-23

Como Citar

MOURA, M. J. S. DE .; FERREIRA, G. S. S. .; ALENCAR, J. M. DE. A formação inicial docente durante a pandemia do Covid–19: Reflexões a partir da prática de estágio em uma Licenciatura em Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 4, p. 1-20, 23 set. 2023.