Programa Residência Pedagógica e suas contribuições ao processo de formação inicial de licenciandos em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v2i4.3422

Palavras-chave:

Vivências na escola, Aprendizagem docente, Formação inicial, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho tem o propósito de relatar experiências vividas durante o primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica (PRP) e contribuições que o programa agrega à formação inicial do futuro professor de Matemática. O PRP é uma ação do Plano Nacional de Formação de Professores que possibilita ao discente adquirir experiência tanto em sala de aula como também no desenvolvimento da escrita acadêmica. Nesse sentido, o programa tem por finalidade agregar experiências teórico-práticas ao processo de formação docente, estabelecendo corresponsabilidade entre as instituições de Ensino Superior e as redes de Educação Básica, na perspectiva de valorizar o ensino. O primeiro módulo do programa consistiu em 138 horas distribuídas em ambientação, formação, observação, regência, planejamento e avaliação. Quanto à metodologia, trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, escrito a partir de registros de Diários de Bordo, desenvolvido no Núcleo Matemática, do IFCE campus Cedro. As atividades em sala de aula aconteceram no IFCE campus Cedro, em turmas de 1° e 2º ano do curso técnico em Mecânica Industrial. A experiência aponta que o PRP se constitui em um espaço onde o estudante de licenciatura tem a oportunidade de vivenciar diversas experiências que podem ajudar na melhoria do seu processo de formação.  Dentre as vivências, destacam-se os encontros formativos, os planejamentos de aula, a preparação de materiais, as regências de sala de aula e os diálogos com docentes orientadores, professores preceptores e residentes, bem como a escrita dos diários de bordos, refletindo sobre suas contribuições. Conclui-se que as atividades desenvolvidas no programa muito contribuem com a formação inicial docente, uma vez que o licenciando necessita, ao longo de sua graduação familiarizar-se com a sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Cedro

Licenciado em Matemática (IFCE campus de Cedro) e em Pedagogia (UEVA);  Especialista em Estrutura e Funcionamento do Ensino (UEVA) e em Gestão Escolar (UDESC); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus de Cedro.

Lucas Lavor Limeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Cedro

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Cedro.

João Nunes de Araujo Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Licenciado em Matemática pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Atualmente, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, atuando nos cursos de bacharelado em Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação, além de atuar na formação inicial de professores de matemática e física nos cursos de Licenciatura. Meus interesses de pesquisa abrangem tópicos como Análise Geométrica, Matemática Aplicada, Modelagem Matemática, Tendências na Educação Matemática e Formação inicial e continuada de professores de Matemática. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem junto ao CNPq e certificado pelo IFCE. Desempenha diversas atividades, como Coordenador da linha de pesquisa Práticas de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática na Educação Básica, Técnica e Tecnológica, Docente Orientador Voluntário do Programa Residência Pedagógica - PRP, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Matemática e colegiado do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica.

Referências

ALMEIDA, Leandro da Silva; MIRANDA, Lúcia; GUISANDE, María Adelina. Atribuições causais para o sucesso e fracasso escolares. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 25, p. 169-176, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/ a/4SbSBTBPNZ5bLcxXSnZ nmcq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 fev. 2023.

BATISTA, Tailine Penedo. O Diário de Bordo: uma forma de refletir sobre a prática pedagógica. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 2, n. 3, p. 287-293, 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11209. Acesso em: 18 fev. 2023.

BRASIL. Portaria nº 82, de 26 de abril de 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica - PRP. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: https://www.in.gov. br/en/web/dou/-/portaria-n-82-de-26-de-abril-de-2022-395720016. Acesso em: 16 fev. 2023.

CARDOSO, Maura Lucia Martins; DE OLIVEIRA KIMURA, Patrícia Rodrigues; NASCIMENTO, Ivany Pinto. Residência Pedagógica: estado do conhecimento sobre programa de iniciação à docência. Revista Cocar, v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/ article/view/2912. Acesso em: 19 fev. 2023.

COSTA, André Pereira da; PIMENTEL JÚNIOR, Clívio. O programa residência pedagógica na formação docente: perspectivas de estudantes residentes em um subprojeto interdisciplinar de Biologia e Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, n. 4, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/ 58195. Acesso em: 20 fev. 2023.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: uma visão do estado da arte. Pro-posições, v. 4, n. 1, p. 7-17, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/ index.php/proposic/article/view/8670627. Acesso em: 24 fev. 2023.

FERREIRA, Renilze de B. A. dos S.; SILVA, Ivanda Maria Martins. “Didática†no contexto da Educação a Distância: quais os desafios?. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 8, 2009. Disponível em: http://seer.abed. net.br/index.php/RBAAD/article/ view/217. Acesso em: 23 fev. 2023.

FREITAS, Mônica Cavalcante de; FREITAS, Bruno Miranda de; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index. php/ensinoemperspectivas/article/ view/4540. Acesso em: 25 fev. 2023.

GONÇALVES, Brenda Maria Vieira; LIMA, Francisco José de. Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência. REMATEC, v. 18, n. 43, p. e2023005-e2023005, 2023. Disponível em: https://doi.org/ 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023005.id460. Acesso em: 15 fev. 2023.

GONÇALVES, Bruna Maria Vieira; LIMA, Francisco José de. Aprendizagem Docente e Desenvolvimento de Estratégias Metodológicas no Contexto do PIBID: reflexões sobre o GeoGebra como recurso para o ensino de funções. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, p. 1056-1076, 2020.Disponível em: https://www. scielo.br/j/bolema/a/PgJX3sfYdvTYdsHgZmtY Vjh/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 fev. 2023.

JOLANDEK, Emilly Gonzales; KATO, Lilian Akemi. Competências do letramento matemático que emergem no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática na perspectiva de licenciandos do Programa Residência Pedagógica. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, n. 4, p. 074-095, 2022. Disponível em: https://revistas. pucsp.br/emp/article/view/57647. Acesso em: 22 fev. 2023.

MARTINS, Amanda Cristina; FRADE, Iara Maria Soares de Assis; TINTI, Douglas da Silva. O programa residência pedagógica e a mobilização do Conhecimento Didático-Matemático: uma análise focalizando a idoneidade ecológica. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, n. 4, p. 385-421, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/ article/view/58196. Acesso em 20 fev. 2023.

MASOLA, Wilson de Jesus; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/78. Acesso em: 18 fev.2023

MORAIS, Erivania Melo de; PAIVA, Irene Alves de. Encontros reflexivos dialogais e o pensamento de Paulo Freire: por uma alternativa formativa transformadora. Educação & Linguagem, v. 23, n. 2, p. 163-180, 2020. Disponível em: https://www.metodista. br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/10409. Acesso em: 20 fev. 2023.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de; SOUZA, Carla Alves de; SERVIDONI, Maria do Carmo Pereira. A construção da identidade profissional dos residentes do núcleo Interdisciplinar da residência pedagógica. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, n. 4, p. 138-166, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/57898. Acesso em: 21 fev. 2023.

OLIVEIRA, Adina Silva da Silva de; SANTIAGO, Mariana de Bastos. Importância da escrita reflexiva–utilização do diário de bordo. Encontro sobre Investigação na Escola, v. 17, n. 1, 2021. Disponível em: https:// portaleventos.uffs.edu.br/index.php/ EIE/article/download/15805/10738. Acesso em: 18 fev. 2023.

OLIVEIRA, Larissa Queiroz de; OLIVEIRA, Daniel Borges de; GRILO, Jaqueline de Souza Pereira. Construindo novas compreensões sobre o ensino de matemática com o programa residência pedagógica. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, n. 4, p. 540-563, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/58181. Acesso em: 20 fev. 2023.

PROENÇA, Marcelo Carlos; AFONSO, Érika. Resolução de problemas: análise de propostas de ensino em dissertações de mestrado profissional. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 18, p. 180-201, 2020. Disponível em: http://funes. uniandes.edu.co/30219/. Acesso em: 20 fev. 2023.

RIBEIRO, Ana Paula Gomes de Souza; CAVALCANTI, Ãgata Laisa Laremberg Alves. Caminhos da docência: a importância do programa residência pedagógica para a formação do professor do campo. Epistemologia e Práxis Educativa, v. 4, n. 2, 2021. Disponível em: https://comunicata.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/13128. Acesso em: 20 fev. 2023.

SANTANA, Flávia Cristina de Macêdo; SANTANA, Tailane de Jesus. A formação de professores de matemática na interface com a residência pedagógica: experiências e resistências em tempos de pandemia. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, n. 4, p. 446-468, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/58209. Acesso em: 18 fev. 2023.

SANTOS, Gislaina Rayana Freitas. Ensino de matemática: concepções sobre o conhecimento matemático e a ressignificação do método de ensino em tempos de pandemia. Culturas & Fronteiras, v. 2, n. 2, p. 40-57, 2020. Disponível em: https:// periodicos.unir.br/ index.php/ culturaefronteiras/article/view/5369. Acesso em: 19 fev. 2023.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/download/56933766/3_a_importancia _da_pratica_ estagio.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

SILVA, Brunna Alves da; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; BRITO, Ana Paula Gonçalves. Análise de conteúdo: uma perspectiva metodológica qualitativa no âmbito da pesquisa em educação. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 44, 2021. Disponível em: https://www.revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2353. Acesso em: 19 fev. 2023.

SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; MELO, Carlos Ian Bezerra de; PONTELLO, Luiza Santos; SILVA NETA, Maria de Lourdes da. A (re) constituição da identidade profissional de futuros professores de matemática no contexto da residência pedagógica. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, n. 4, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/58188. Acesso em: 21 fev. 2023.

TINTI, Douglas da Silva; SILVA, José Fernandes da. Estudo das repercussões do Programa Residência Pedagógica na formação de Professores de Matemática. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 151-172, 2020. Disponível em: https://revformacaodocente. com.br/index.php/rbpfp/article/ view/404. Acesso em: 20 fev. 2023.

Publicado

2023-09-23

Como Citar

LIMA, F. J. DE; LIMEIRA, L. L.; ARAUJO NETO, J. N. DE. Programa Residência Pedagógica e suas contribuições ao processo de formação inicial de licenciandos em Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 4, p. 1-14, 23 set. 2023.

Edição

Seção

Relatos de Experiências