Programa Residência Pedagógica no contexto do ensino remoto: conhecimentos pedagógicos do conteúdo revelados por futuros professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v2i4.3401

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Conhecimentos Pedagógicos do Conteúdo, Ensino Remoto

Resumo

O presente artigo trata dos conhecimentos pedagógicos do conteúdo, preconizados por Ball, Thames e Phelps (2008), e do Programa Residência Pedagógica, cujo objetivo foi analisar os conhecimentos pedagógicos do conteúdo mobilizados pelos licenciandos em Matemática, participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP), no contexto do Ensino Remoto. Os textos de Shulman (1986), Ball, Thames e Phelps (2008), entre outros trabalhos, subsidiaram o referencial teórico. A pesquisa é de cunho qualitativo, com características de estudo de caso, e foi desenvolvida com sete licenciandos em Matemática do Instituto Federal (IFCE), campus Canindé/CE. A coleta de dados se deu através de um questionário on-line com oito questões, criado no Google Forms e enviado para o e-mail dos residentes. Para atender ao objetivo desse artigo, foram analisadas cinco questões. Acredita-se que, quando os licenciandos estão em movimento da prática docente durante sua formação inicial, eles demonstram, constroem e explicitam os conhecimentos pedagógicos do conteúdo de Ball, Thames e Phelps (2008). Percebeu-se que os residentes apresentaram elementos de aprendizagem que caracterizam a construção do Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes; do Conhecimento do Conteúdo e do Ensino; e do Conhecimento do Conteúdo e do Currículo. Esses conhecimentos foram sendo elaborados ao longo do PRP, sendo essenciais para a formação dos futuros professores de Matemática. No entanto, ao invés de distinguir os campos de classificação de forma separada, com distinção entre os domínios categorizados, os conhecimentos acontecem de forma fluida, contínua e entrelaçada. Aponta-se, portanto, para a importância do PRP na formação inicial do professor de Matemática, como um programa que propicia o desenvolvimento de conhecimentos inerentes à prática docente e favorece uma formação vinculada à Educação Básica, na qual busca-se articular conhecimentos teóricos e práticos.

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Biografia do Autor

Edivaldo Uchoa Barbosa , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduando em Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE campus Canindé. Foi bolsista do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. (08/2018 - 01/2020). Atualmente bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP).

Francisco Ricardo Moreira Sampaio , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2001). Especialista em Ensino de Matemática - Uece (2009). Mestre em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação do Ceará.

Mikaelle Barboza Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Licenciatura em Matemática. Especialista em Ensino de Matemática (UECE), Mestre em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE - 2017), campus Canindé, lecionando as disciplinas de Matemática e Educação Matemática nos cursos Técnicos, Tecnológicos e graduações. É membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES) e suas áreas de estudo são: ensino e aprendizagem de Matemática, formação de professores, representações semióticas, lesson study.

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Publicado

2023-07-01

Como Citar

BARBOSA , E. U. .; SAMPAIO , F. R. M.; CARDOSO, M. B. Programa Residência Pedagógica no contexto do ensino remoto: conhecimentos pedagógicos do conteúdo revelados por futuros professores de Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 4, p. 1-20, 1 jul. 2023.