Formação Inicial Docente: uma Revisão Sistemática de Literatura nos Trabalhos de Conclusão do curso de Licenciatura em Matemática Do IFCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v2i4.3399

Palavras-chave:

Revisão Sistemática de Literatura, Licenciatura em Matemática, Trabalho de Conclusão de Curso

Resumo

O objetivo desse trabalho foi discutir as contribuições das pesquisas acerca da formação inicial docente nos Trabalhos de Conclusão de Curso, de licenciandos em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura, no sistema virtual de Bibliotecas do IFCE.  Respaldou-se nos estudos de Briner e Denyer (2012), no qual delimita cinco etapas a serem desenvolvidas na revisão sistemática de literatura, a citar: (1) planejamento fazendo a revisão, (2) localizando estudos, (3) avaliando contribuições, (4) analisando e sintetizando informações, e (5) relatando a “melhor evidência”. Esse tipo de metodologia busca realizar um levantamento bibliográfico por meio de critérios estabelecidos, como forma de analisar os estudos sobre uma determinada área temática. As pesquisas salientam a importância de ações, projetos e programas, tais como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e o Programa de Residência Pedagógica - PRP, no decurso da formação inicial, além da relevância dos estágios supervisionados e da compreensão das metodologias de ensino de Matemática para o desenvolvimento de saberes e experiências teórico-práticas para o exercício da docência.  Os estudos apontam que quando se fortalece a articulação entre teoria e prática, na perspectiva da formação inicial, é possível ressignificar o fazer docente e viabilizar a compreensão de novas metodologias educacionais, no intuito de formar profissionais cada vez mais capacitados para a sala de aula.  Os achados também apontam para a importância das articulações entre a teoria e a prática, do papel da pesquisa no âmbito da formação docente, na perspectiva de superação da dicotomia ainda existente nos cursos de Licenciatura em Matemática, no que se refere aos conhecimentos pedagógicos e aos conhecimentos matemáticos.

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Biografia do Autor

Antônio Renan Ferreira Barbosa , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciando do Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Canindé. 

Mikaelle Barboza Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Licenciatura em Matemática. Especialista em Ensino de Matemática (UECE), Mestre em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE - 2017), campus Canindé, lecionando as disciplinas de Matemática e Educação Matemática nos cursos Técnicos, Tecnológicos e graduações. É membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES) e suas áreas de estudo são: ensino e aprendizagem de Matemática, formação de professores, representações semióticas, lesson study.

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Publicado

2023-07-01

Como Citar

BARBOSA , A. R. F.; CARDOSO, M. B. Formação Inicial Docente: uma Revisão Sistemática de Literatura nos Trabalhos de Conclusão do curso de Licenciatura em Matemática Do IFCE. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 4, p. 1-20, 1 jul. 2023.