Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre área como grandeza geométrica em teses e em dissertações brasileiras defendidas de 2000 a 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v2i3.3288

Palavras-chave:

Área de figuras planas, Geometria, Grandezas e medidas

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as dissertações e as teses brasileiras defendidas de 2000 a 2020 que debatem a área como uma grandeza geométrica. A discussão sobre esse objeto matemático ocorreu por meio do estudo de Douady e Perrin-Glorian. Quanto as atividades envolvendo esse objeto matemático, refletiu-se sobre os tipos de situações produzidas por Baltar (comparação de área, medida de área e produção de superfície) e por Ferreira (mudança de unidade de área). Em termos metodológicos, adotou-se uma revisão sistemática da literatura contemplando textos defendidos e publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que abordassem a temática da área enquanto uma grandeza geométrica. Essa busca permitiu a obtenção de cinco textos. Dentre eles, notou-se que quatro foram produzidos na região Nordeste e um na região Sul do Brasil. Os resultados mostram que as pesquisas ao se apoiarem no estudo de Douady e Perrin-Glorian discutem a distinção entre a área e a superfície, assim como a área e o número. Além disso, apresentam atividades e para resolvê-las técnicas geométricas e técnicas numéricas. Em relação aos tipos de atividades, verificou-se que a atividade de medição de área está presente em todos os textos, ou seja, contribuindo para uma maior ênfase na abordagem desse objeto matemático pela ótica do aspecto numérico. Atividades de comparação de área, mudança de unidade de área e de produção de superfícies são menos frequentes nos textos, embora é válido frisar que elas contribuem, também, para a noção desse objeto matemático enquanto uma grandeza geométrica.

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Biografia do Autor

Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE.

Doutorando e Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros (FADIMAB), Licenciado em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE/ Campus Mata Norte) e em Pedagogia pelo Centro Universitário UniFAVENI (FAVENI). Realizo estudos sobre Geometria e Grandezas e medidas, com e sem o uso de artefatos tecnológicos, em contextos do Ensino Fundamental (Anos iniciais e Anos finais), Ensino Médio e Ensino Superior. Realizo, ainda, pesquisas sobre História da Matemática e outros conteúdos da disciplina de Matemática quando investigados sob a ótica da análise de conteúdos. 

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

PACHÊCO, F. F. F. Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre área como grandeza geométrica em teses e em dissertações brasileiras defendidas de 2000 a 2020. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 1-17, 30 mar. 2023.