Matemática Moderna no jardim de infância do Instituto de Educação da Guanabara: um estudo sobre os saberes para ensinar conjuntos a partir de um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v2i3.3287

Palavras-chave:

História da educação matemática, Educação Matemática, Aritmética, Geometria

Resumo

A vaga pedagógica do Movimento da Matemática Moderna (MMM) proporcionou, em terras brasileiras, transformações de elementos curriculares, metodológicos e didáticos no ensino da Matemática no período em que ocorreu, especialmente entre os anos de 1960-1970. Dito isso, novos saberes a ensinar foram incluídos no ensino da Matemática, sendo, um deles, o tema deste artigo: Teoria de Conjuntos. A partir dessa premissa, objetiva-se analisar os saberes para ensinar conjuntos presentes em um relatório de experiência desenvolvido pelas alunas Gilda Cecília dos Santos Villas Bôas e Solange Gonçalves, alunas do Curso de Formação de Professores para o Ensino Normal (CFPEN), pelo Instituto de Educação da Guanabara, no ano de 1970. Sinaliza-se que o CFPEN habilitava os docentes a atuarem em instituições de ensino normal, tanto no âmbito privado como no âmbito público. Registra-se que o relato de experiência era direcionado para o ensino, e servia como uma espécie de guia para o professor de Matemática. Em linhas de síntese, conclui-se, que os saberes geométricos se encontravam em diálogo com os saberes aritméticos, desde o reconhecer, o associar e o identificar de um conjunto, até a efetiva utilização de setas para a união de dois elementos de um conjunto que se encontram ligados em uma relação. Ademais, os exercícios priorizam a utilização de objetos que se encontram presentes no cotidiano das crianças, com o intuito de favorecer o processo de ensino-aprendizagem e assimilação dos saberes a ensinar conjuntos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (PPGESIA - UNIFESP). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC). Graduado em Licenciatura de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- Maracanã). Tem experiência na área de educação, com ênfase na educação matemática e formação de professores. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: história da educação, história digital, história da educação matemática, Educação Matemática e formação de professores. Em tempos do Mestrado foi bolsista CAPES PROEX.

Referências

ALMEIDA, L. I. M. V. Ensino de matemática nas séries iniciais no Estado do Mato Grosso (1920-1980): uma análise das transformações da cultura escolar. 2010. 230f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010.

ALVES, A. M. M. A Matemática Moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pelotas, 2013.

ARRUDA, J. P. Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da Matemática Moderna. 2011. 312f. Tese (Doutorado em Educação Científica e tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011.

BEZERRA, M. J.; QUINTELLA, A.; SILVA, M. H. Iniciando a Matemática Moderna – Volume I. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1967.

BOAS, G. C. S. V.; GONÇALVES, S. A matemática moderna no jardim de infância. Centro de Memória Institucional do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, ISERJ, 1970.

BORGES, R. A.S. Circulação e apropriação do ideário do Movimento da Matemática Moderna nas séries iniciais: as revistas pedagógicas no Brasil e em Portugal. 2011. 222f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2011.

D’AMBROSIO, B. The modern mathematics reform movement in Brazil and its consequences for Brazilian mathematics education. Educational Studies in Mathematics, v. 22, n. 1, p. 69-85, 1991.

DE CERTEAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.

DOMINGUES, J. M. Os saberes matemáticos sistematizados por Manoel Jairo Bezerra no acessório de ensino Blocofração, 1950-1970. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.

DOMINGUES, J. M.; CORADINI, C. Lucienne Félix e a Estrutura Matemática. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, n. 6, 4 nov. 2022.

DOMINGUES, J. M.; COSTA, D. A. Didática Especial da Matemática: saberes a ensinar e saberes para ensinar de uma formação de professores do Instituto de Educação da Guanabara. Seminário Temático Internacional, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2 maio 2021.

DOMINGUES, J. M.; DOMINGUES, D. Arquivologia e História da Educação Matemática: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais. Revista de História da Educação Matemática, v. 8, p. 1-17, 23 jun. 2022.

DOMINGUES, J. M.; FRANÇA, D. M. A. Didática Especial da Matemática: em busca dos saberes da profissão docente. Revista de História da Educação Matemática, v. 6, n. 2, 1 set. 2020.

DOMINGUES, J.M; MACIEL, P. R. C. Dienes e aprendizagem matemática: algumas reflexões. Revista Catarinense em Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2022.

FRANÇA, D. M. A. A produção oficial do Movimento da Matemática Moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980). Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2007.

GODOI, A, J. A Aritmética em tempos de Matemática Moderna: registros em cadernos escolares do ensino primário (1950-1970). Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.

IEGB.Informações Relativas ao CFPEN. Centro de Memória Institucional do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, ISERJ, 1970.

LIMA, F. R. GEEM: Grupo de Estudos do Ensino da Matemática e a formação de professores durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática).Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, 2006.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACEDO, R. S. Um estudo da Teoria dos Conjuntos no Movimento da Matemática Moderna. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, 2008.

WOOD, D. N. Managment of grey literature. In: DURANCE, C. J. (org.). Management of record information. K. G. SourVerlag: Munich, 1990.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, v. 8, n. 12, p. 22-50, 2013.

Publicado

2023-03-30

Como Citar

DOMINGUES, J. M. Matemática Moderna no jardim de infância do Instituto de Educação da Guanabara: um estudo sobre os saberes para ensinar conjuntos a partir de um relato de experiência. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 1-21, 30 mar. 2023.