Resolução de uma atividade com o auxílio do GeoGebra: um olhar para a função afim e o movimento uniforme

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v2i3.3269

Palavras-chave:

Física, Geogebra, Matemática

Resumo

Este texto teve o objetivo de identificar as ferramentas do GeoGebra usadas na resolução de uma atividade envolvendo a função horária do movimento uniforme de um móvel em relação ao seu tempo. Ele se trata de um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado de “O uso do GeoGebra para a exploração da função afim e do movimento uniforme: potencialidades, limitações e relações entre a Física e a Matemática”, desenvolvido na licenciatura em Matemática, na modalidade de Educação a Distância, do Instituto Federal de Pernambuco. A revisão da literatura abordou pesquisas sobre o GeoGebra, a função afim e o movimento uniforme. Em termos metodológicos, este texto se caracterizou como sendo do tipo explicativo. O instrumento para a produção dos resultados foi uma atividade, sendo ela resolvida no GeoGebra. Os resultados mostram que duas janelas (Álgebra e Visualização Gráfica) e quatro ferramentas (ponto, reta, malha e eixos) foram mobilizadas no ambiente desse recurso tecnológico para obter o resultado correto da atividade. Embora poucas ferramentas tenham sido usadas, o GeoGebra se mostrou um recurso relevante que pode ser usado para explorar conceitos e/ou conteúdos da Matemática e da Física podendo ser um aliado no desenvolvimento de competências e de habilidades necessárias para o entendimento do movimento uniforme e da função afim no Ensino Médio. Com relação a resposta da atividade foi possível identificar que existe uma associação entre a Física e a Matemática, visto que, a função horária do espaço pode ser representada algebricamente por meio de uma função afim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Handerson Barreto da Silva Martins, Secretaria da Educação do Estado de Alagoas

Mestrando em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, pós-graduado em Matemática pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins - FACOL, graduando em Matemática pelo Instituto Federal de Pernambuco - IFPE e graduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente é professor efetivo de Matemática e Física do Estado de Pernambuco e professor efetivo de Matemática do Estado de Alagoas.

Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE.

Doutorando e Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros, Licenciado em Matemática pela Universidade de Pernambuco/ Campus Mata Norte e em Pedagogia pelo Centro Universitário UniFAVENI. Realizo estudos sobre Geometria e Grandezas e medidas, com e sem o uso de artefatos tecnológicos, em contextos do Ensino Fundamental (Anos iniciais e Anos finais), Ensino Médio e Ensino Superior. Realizo, ainda, pesquisas sobre História da Matemática e outros conteúdos da disciplina de Matemática quando investigados sob a ótica da análise de conteúdos.

Referências

ARAÚJO, R. E G.; BRACHO, L. A. C. Simuladores com o software GeoGebra como objetos de aprendizagem para o ensino da física. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, v. 1, n. 47, p. 201-216, 2020.

ARAÚJO, L. C. L.; NÓBREGA, J. C. Aprendendo Matemática com o GeoGebra. São Paulo: Editora Exato, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CAMPOS, C. R. O ensino da matemática e da Física Numa Perspectiva Integracionista. 2000. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

CARVALHO JÚNIOR, J. C. N. de. Física e Matemática – Uma abordagem

construcionista. Ensino e Aprendizagem de cinemática e funções com auxílio

do computador. 2008. 178 f. Dissertação (Mestre em Educação Matemática) –

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

COCCO, V. M.; PERTILE, S. O uso dos softwares educacionais como auxílio no processo de ensino-aprendizagem da ortografia no 5º ano do ensino fundamental. 2011. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Mídias na Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2011.

CORREA, F. R. F. Os conceitos de funções de 1º e 2º grau aplicadas à física elementar da primeira série do ensino médio. Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA – Assis, 2011.

COSTA, A. G. C. A importância da função afim e da Geometria Plana no aprendizado de Física do Ensino Médio e o GeoGebra como ferramenta fundamental. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.

DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Ãtica, 2016.

DOCA, R. H.; BISCUOLA, G. J.; BÔAS, N. V, Física, volume 1: mecânica: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

DUARTE JÚNIOR, J. A. F. A introdução da definição de Função Afim no 9º ano do ensino fundamental. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal da Paraíba, Rio Tinto, 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: Um novo ritmo da informação. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.

IEZZI, G. et al. Matemática: ciência e aplicações: ensino médio. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

LEME, C. B. O uso do geogebra no ensino da geometria espacial para alunos do 2º ano do ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2429. Acesso em: 13 mai. 2021.

LIMA, L.; LOUREIRO, R. C.; TELES, G. Interdisciplinaridade e Tecnologias Digitais na transformação da compreensão de Docência. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 20, p. 16–27, 2017.

MAGARINUS, R. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2013.

MAXIMIANO–MARCELO, R. D. C. P.; SANCHES, S. E. C.; CRISTINA, B. M. P. R. V.; ORLANDI, L. B. A. L. O geogebra e o ensino da física: aprender a aprender. Actas de la Conferencia Latinoamericano de GeoGebra, Uruguay, 2012, p. 365-372.

MENDES, G. H. G. I.; BATISTA, I. L. Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes. Ciência & Educação (Bauru), v. 22, n. 3, p. 757-771, 2016.

NASCIMENTO, E. G. D. Avaliação do uso do software GeoGebra no ensino de geometria: reflexão da prática na escola. Actas de la Conferencia Latinoamericano de GeoGebra, Uruguay, 2012, p. 125-132.

PACHÊCO, F. F. F. O apprenti géomètre 2 como uma ferramenta tecnológica para a abordagem da grandeza área: um estudo com licenciandos em matemática sob a ótica da gênese instrumental. 2020. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação matemática e tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

RAMALHO JUNIOR, F.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T. FÃSICA: Os Fundamentos da Física. 10. ed. São Paulo: Moderna, 2009.

RIBEIRO, A. C. V. DESENVOLVIMENTO DE SIMULAÇÕES EM GEOGEBRA PARA O ENSINO DA CINEMÃTICA. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Fìsica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.

SILVA, G. M. Um estudo sobre o uso do GeoGebra na aprendizagem de geometria analítica no ensino médio. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

TAVARES, J. L. Modelos, técnicas e instrumentos de análise de softwares educacionais. 2017. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

TENÓRIO, A.; BORGES NETO, A. C. O uso do GeoGebra na resolução de questões sobre movimento uniforme. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo., v. 8, n. 1, 2019, p. 16-36.

UMBELINO, M.; ZABINI, F. O. A importância da interdisciplinaridade na formação do docente. In: Seminário Internacional de Educação Superior, 2014.

Publicado

2023-01-19

Como Citar

MARTINS, W. H. B. DA S. .; PACHÊCO, F. F. F. Resolução de uma atividade com o auxílio do GeoGebra: um olhar para a função afim e o movimento uniforme. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 1-16, 19 jan. 2023.