Estatística descritiva à luz da modelagem matemática contextualizado para os casos de síndromes respiratórias em crianças
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v2i3.3241Palavras-chave:
Estatística Descritiva, Ensino Médio, Modelagem Matemática, Contextualização, Síndromes Respiratórias em CriançasResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de aulas que trabalhem conceitos da Estatística Descritiva, ao nível de ensino básico, na perspectiva da Modelagem Matemática, utilizando-se de planilhas eletrônicas para validação dos mesmos. Como problema de pesquisa tem-se: como propor uma aula que trabalhe conteúdos de Estatística Descritiva à luz da metodologia de ensino Modelagem Matemática? A metodologia de pesquisa foi pautada em apresentar o planejamento de aula para este tipo de conteúdo e utilizando esta metodologia de ensino. Ainda se ressalta que, o público-alvo são alunos do 3° ano, pois, aborda-se a temática das Medidas de Tendências Centrais: cálculo e interpretação da média, mediana e moda em um conjunto de dados; além de buscar subsídios didáticos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). A proposta seguiu as quatro etapas da Modelagem Matemática sob as perspectivas de Almeida, Silva e Vertuan (2016), os quais são: interação; matematização; resolução; e, por fim, interpretação de resultados e validação. Utilizou-se o livro didático de Leonardo (2018) e a plataforma IntegraSus, pertencente à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, na elaboração da situação-problema. Como conclusões, destaca-se a viabilidade do planejamento de aulas pautadas na Modelagem Matemática e em elementos norteadores da BNCC e do DCRC para trabalhar com conceitos da Estatística Descritiva.
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