Estatística descritiva à luz da modelagem matemática contextualizado para os casos de síndromes respiratórias em crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v2i3.3241

Palavras-chave:

Estatística Descritiva, Ensino Médio, Modelagem Matemática, Contextualização, Síndromes Respiratórias em Crianças

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de aulas que trabalhem conceitos da Estatística Descritiva, ao nível de ensino básico, na perspectiva da Modelagem Matemática, utilizando-se de planilhas eletrônicas para validação dos mesmos. Como problema de pesquisa tem-se: como propor uma aula que trabalhe conteúdos de Estatística Descritiva à luz da metodologia de ensino Modelagem Matemática? A metodologia de pesquisa foi pautada em apresentar o planejamento de aula para este tipo de conteúdo e utilizando esta metodologia de ensino. Ainda se ressalta que, o público-alvo são alunos do 3° ano, pois, aborda-se a temática das Medidas de Tendências Centrais: cálculo e interpretação da média, mediana e moda em um conjunto de dados; além de buscar subsídios didáticos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). A proposta seguiu as quatro etapas da Modelagem Matemática sob as perspectivas de Almeida, Silva e Vertuan (2016), os quais são: interação; matematização; resolução; e, por fim, interpretação de resultados e validação. Utilizou-se o livro didático de Leonardo (2018) e a plataforma IntegraSus, pertencente à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, na elaboração da situação-problema. Como conclusões, destaca-se a viabilidade do planejamento de aulas pautadas na Modelagem Matemática e em elementos norteadores da BNCC e do DCRC para trabalhar com conceitos da Estatística Descritiva.

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Biografia do Autor

Anthony Janderson Carvalho de Brito, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor-monitor da disciplina de Matemática na E.E.F. João Firmino de Sousa (EEFJFS), na cidade de Viçosa do Ceará - Ceará.

Marilia Maia Moreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

É doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Educação Brasileira pela UFC, concluído em 2014. Em 2012, concluiu a especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sua primeira graduação é em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), concluído em 2010. Ainda é formada em Licenciatura em Pedagogia (UNINASSAU), em 2022. Já foi professora das escolas do estado do Ceará, e, também, das escolas municipais de Fortaleza. Atualmente, é professora de Educação Matemática da Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa MultiMeios da Faculdade de Educação da UFC, e membro do Grupo de pesquisa Educação On-line MultiMeios (GEOnM) da mesma instituição. Uma das organizadoras dos dois tomos do livro EaD no Estado do Ceará: história, memória e experiências formativas. Tem experiência na área de Educação, no qual estuda principalmente os seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores de matemática, metodologias de ensino, EaD on-line, tecnologias aplicadas à educação matemática.

Davi Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco (2012) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), professor colaborador da Universidade Regional do Cariri atuando no PROFMAT/ SEDUC, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formalismo de Cartan, perfís, infraestrutura, tipologia e nordeste.

Referências

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

BRITO, A. J. C. DE .; MOREIRA, M. M.; SANTOS, D. R. DOS . Estatística descritiva à luz da modelagem matemática contextualizado para os casos de síndromes respiratórias em crianças. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 1-22, 1 jan. 2023.