O Laboratório de Educação Matemática da FECLESC/UECE (LaboMática): contribuições na formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v1i1.3232Palavras-chave:
Laboratório de Educação Matemática, LaboMática, formação docente, professores que ensinam matemáticaResumo
O Laboratório de Educação Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) na cidade de Quixadá, denominado LaboMática, completa, em 2023, quinze anos na realização de trabalhos nessa área. Atuando junto à formação de professores que ensinam matemática (PEM), desde licenciados em Matemática a pedagogos, esse laboratório vem deixando sua marca, colaborando, direta ou indiretamente, em sua formação inicial, assim como na formação continuada daqueles que já estão inseridos na docência, no contexto do Sertão Central cearense. O presente artigo tem por objetivo, assim, discutir as contribuições do LaboMática na formação inicial e continuada de PEM, perseguindo, para isso, respostas para as seguintes perguntas: qual o histórico do LaboMática? Quais atividades desenvolveu e desenvolve? A partir do resgate de sua história, sujeitos e ações realizadas, foi possível notar que o LaboMática representa a frente de Educação Matemática da FECLESC, reunindo principalmente professores e alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia, mas também de outras áreas do conhecimento, acompanhando as tendências e demandas dos cursos de formação de professores e atendendo ao tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Desde a abordagem aos materiais didáticos, trabalhando a concepção de que o ensino de Matemática parte do concreto ao abstrato e que, com o auxílio de materiais didáticos (MD) e recursos tecnológicos, podemos facilitar o processo de desenvolvimento conceitual dos alunos, até o estudo teórico e a produção científica no campo da Educação Matemática.
Downloads
Referências
ALVES, PatrÃcia do Ó; GOMES, Fabiana da Silva; SOUSA. Franciso Edisom Eugenio de. A contribuição do LaboMática para a formação dos professores nos cursos de Pedagogia e Matemática. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA: A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO (FIPED), 3., 2010, Anais [...], Quixadá-CE, 2010.
BORGES NETO, HermÃnio; CUNHA, Francisco Gêvane Muniz; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SOUZA, Maria José Araújo. A sequência de FEDATHI como proposta metodológica no ensino-aprendizagem em matemática e sua aplicação no ensino de retas paralelas. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL NORTE E NORDESTE (EPENN), 15., 2001, Anais [...]. São LuÃs-MA, 2001. DisponÃvel em: http://blogs.multimeios.ufc.br/wp-content/blogs.dir/33/files/2020/10/fedathi-a-sequencia-de-fedathi-como-proposta.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. BrasÃlia: MEC/SEF, 1997.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
FREIRE, Dianara Figueirêdo; COELHO, Maria Glécia Monteiro. O Programa de Extensão do LaboMática/FECLESC e sua influência na formação inicial de seus bolsistas. In: JORNADA DE MATEMÃTICA DO IFCE, CAMPUS CEDRO, 2., 2018, Ceará. Anais... [s.n], 2018, p. 1-6. DisponÃvel em: https://sites.google.com/view/iijmcedro/apresentação. Acesso em: 2 set. 2022.
GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis (Orgs.). Teoria da Objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática. São Paulo: Livraria da FÃsica, 2020.
LABOMÃTICA. Laboratório de Educação Matemática da FECLESC. Regimento Geral. 2021.
LORENZATO, Sérgio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
LUCENA, Regilania da Silva. Laboratório de Ensino de Matemática. Fortaleza: UAB/IFCE, 2017. 94 p. DisponÃvel em: http://educapes.capes.gov./handle/capes/429642. Acesso em: 2 set. 2022.
SANTOS, Joelma Nogueira dos. O Laboratório de Matemática e Ensino (LME) na formação inicial do professor: orientações metodológicas com base na Sequência Fedathi. 2021. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. DisponÃvel em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59281. Acesso em: 15 ago. 2022.
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à Educação Matemática CrÃtica. Campinas, SP: Papirus, 2014.
SILVA, Antônio Anderson Oliveira; FREIRE, Dianara Figueirêdo; SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de Sousa. Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 534–549, 2021. DisponÃvel em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5076. Acesso em: 4 jun. 2022.
SILVA, Antônio Anderson Oliveira; FREIRE, Kellem Pereira; SOUSA. Francisco Edisom Eugenio de. O LaboMática e suas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Matemática. In: NASCIMENTO, Anna Karla Silva do et al.. (Orgs.). I Simpósio da Matemática do IFE: interfaces matemáticas entre pesquisas e ensino. 1. ed. Brejo Santo: UFCA, 2019, v. 1, p. 30-41. DisponÃvel em: https://ebooks.ufca.edu.br/catalogo/i-simposio-da-matematica-do-ife-interfaces-matematicas-entre-pesquisas-e-ensino/. Acesso em: 29 set. 2022.
SOUSA. Francisco Edisom Eugenio de; CARVALHO, Rodrigo Lacerda. Laboratório de Educação Matemática na Formação Inicial e Continuada de Professores. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE (EPENN), 20., 2011, Anais [...]. Manaus-AM, 2011.
SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, HermÃnio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013.
SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. Formação contÃnua e mediação pedagógica no ensino de matemática. 2005. 227p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005. DisponÃvel em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49105. Acesso em: 25 set. 2022.
SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de matemática por meio da Sequência Fedathi. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2015. DisponÃvel em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14363. Acesso em: 30 set. 2022.
UECE. Resolução n.º 1.676 - CONSU, de 14 de junho de 2021. Cria o Laboratório de Educação Matemática da FECLESC – LaboMática e aprova seu regimento. 2021. DisponÃvel em http://www.uece.br/wp-content/uploads/2021/06/RES-1676-CONSU.pdf. Acesso em: 4 jun. 2022.