O Laboratório de Educação Matemática da FECLESC/UECE (LaboMática): contribuições na formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v1i1.3232

Palavras-chave:

Laboratório de Educação Matemática, LaboMática, formação docente, professores que ensinam matemática

Resumo

O Laboratório de Educação Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) na cidade de Quixadá, denominado LaboMática, completa, em 2023, quinze anos na realização de trabalhos nessa área. Atuando junto à formação de professores que ensinam matemática (PEM), desde licenciados em Matemática a pedagogos, esse laboratório vem deixando sua marca, colaborando, direta ou indiretamente, em sua formação inicial, assim como na formação continuada daqueles que já estão inseridos na docência, no contexto do Sertão Central cearense. O presente artigo tem por objetivo, assim, discutir as contribuições do LaboMática na formação inicial e continuada de PEM, perseguindo, para isso, respostas para as seguintes perguntas: qual o histórico do LaboMática? Quais atividades desenvolveu e desenvolve? A partir do resgate de sua história, sujeitos e ações realizadas, foi possível notar que o LaboMática representa a frente de Educação Matemática da FECLESC, reunindo principalmente professores e alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia, mas também de outras áreas do conhecimento, acompanhando as tendências e demandas dos cursos de formação de professores e atendendo ao tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Desde a abordagem aos materiais didáticos, trabalhando a concepção de que o ensino de Matemática parte do concreto ao abstrato e que, com o auxílio de materiais didáticos (MD) e recursos tecnológicos, podemos facilitar o processo de desenvolvimento conceitual dos alunos, até o estudo teórico e a produção científica no campo da Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Edisom Eugenio de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor (2015) e Mestre (2005) em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Planejamento Educacional (1997) pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO); e Licenciado em Pedagogia (1993) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, campus da Universidade Estadual do Ceará (FECLESC/UECE). Professor Adjunto J da UECE, no curso de Pedagogia da FECLESC, em Quixadá-CE; Professor do Ensino Fundamental na cidade de Quixadá; Pesquisador em Educação Matemática, vinculado a dois grupos de Pesquisa: Formação de Professores, Fundamentos Educativos e Práticas Docentes (FORPRO/UECE/FECLESC); e Grupo de Educação Matemática do Multimeios (GEM²/UFC/FACED). Coordenador do Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática), do Grupo de Estudos em Educação Matemática da FECLESC (GEEM) e do Projeto de Extensão em Educação Matemática, na FECLESC. Atua, principalmente, na formação inicial e continuada de professores, em Educação Matemática.

Carlos Ian Bezerra de Melo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Educação e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e especialista em Educação Matemática pela UNOPAR. É Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Ceará (SBEM-CE), para o triênio 2022-2025, e professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE), em Quixadá-CE, onde atua no setor de Educação Matemática. Pesquisa identidade profissional docente (IPD) e formação de professores, com ênfase na formação inicial do professor de Matemática. Desenvolve atividades relacionadas à Educação Matemática junto ao Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática) e faz parte do grupo Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), certificado pelo CNPq. Tem afinidade pelos temas: formação, identidade e desenvolvimento profissional docente, com ênfase na área de Educação Matemática; currículo e ensino. Além disso, é canceriano de sol e lua e aventura-se, ainda, como cantor e ator. 

Antonio José Melo de Queiroz, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011), Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2015) e Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Itajubá (2014). Tem interesse nas áreas de História das Ciências e do Ensino de Ciências, Educação Científica e Educação Ambiental. Membro do Laboratório de Educação Matemática da FECLESC-UECE, do Grupo de Estudos em Educação Matemática da FECLESC-UECE, do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Fundamentos Educativos e Práticas Docentes (FORPRO) da Universidade Estadual do Ceará e do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da Universidade Estadual do Ceará.

Referências

ALVES, Patrícia do Ó; GOMES, Fabiana da Silva; SOUSA. Franciso Edisom Eugenio de. A contribuição do LaboMática para a formação dos professores nos cursos de Pedagogia e Matemática. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA: A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO (FIPED), 3., 2010, Anais [...], Quixadá-CE, 2010.

BORGES NETO, Hermínio; CUNHA, Francisco Gêvane Muniz; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SOUZA, Maria José Araújo. A sequência de FEDATHI como proposta metodológica no ensino-aprendizagem em matemática e sua aplicação no ensino de retas paralelas. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL NORTE E NORDESTE (EPENN), 15., 2001, Anais [...]. São Luís-MA, 2001. Disponível em: http://blogs.multimeios.ufc.br/wp-content/blogs.dir/33/files/2020/10/fedathi-a-sequencia-de-fedathi-como-proposta.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

FREIRE, Dianara Figueirêdo; COELHO, Maria Glécia Monteiro. O Programa de Extensão do LaboMática/FECLESC e sua influência na formação inicial de seus bolsistas. In: JORNADA DE MATEMÃTICA DO IFCE, CAMPUS CEDRO, 2., 2018, Ceará. Anais... [s.n], 2018, p. 1-6. Disponível em: https://sites.google.com/view/iijmcedro/apresentação. Acesso em: 2 set. 2022.

GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis (Orgs.). Teoria da Objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

LABOMÃTICA. Laboratório de Educação Matemática da FECLESC. Regimento Geral. 2021.

LORENZATO, Sérgio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

LUCENA, Regilania da Silva. Laboratório de Ensino de Matemática. Fortaleza: UAB/IFCE, 2017. 94 p. Disponível em: http://educapes.capes.gov./handle/capes/429642. Acesso em: 2 set. 2022.

SANTOS, Joelma Nogueira dos. O Laboratório de Matemática e Ensino (LME) na formação inicial do professor: orientações metodológicas com base na Sequência Fedathi. 2021. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59281. Acesso em: 15 ago. 2022.

SKOVSMOSE, Ole. Um convite à Educação Matemática Crítica. Campinas, SP: Papirus, 2014.

SILVA, Antônio Anderson Oliveira; FREIRE, Dianara Figueirêdo; SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de Sousa. Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 534–549, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5076. Acesso em: 4 jun. 2022.

SILVA, Antônio Anderson Oliveira; FREIRE, Kellem Pereira; SOUSA. Francisco Edisom Eugenio de. O LaboMática e suas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Matemática. In: NASCIMENTO, Anna Karla Silva do et al.. (Orgs.). I Simpósio da Matemática do IFE: interfaces matemáticas entre pesquisas e ensino. 1. ed. Brejo Santo: UFCA, 2019, v. 1, p. 30-41. Disponível em: https://ebooks.ufca.edu.br/catalogo/i-simposio-da-matematica-do-ife-interfaces-matematicas-entre-pesquisas-e-ensino/. Acesso em: 29 set. 2022.

SOUSA. Francisco Edisom Eugenio de; CARVALHO, Rodrigo Lacerda. Laboratório de Educação Matemática na Formação Inicial e Continuada de Professores. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE (EPENN), 20., 2011, Anais [...]. Manaus-AM, 2011.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de. Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. Formação contínua e mediação pedagógica no ensino de matemática. 2005. 227p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49105. Acesso em: 25 set. 2022.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de matemática por meio da Sequência Fedathi. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14363. Acesso em: 30 set. 2022.

UECE. Resolução n.º 1.676 - CONSU, de 14 de junho de 2021. Cria o Laboratório de Educação Matemática da FECLESC – LaboMática e aprova seu regimento. 2021. Disponível em http://www.uece.br/wp-content/uploads/2021/06/RES-1676-CONSU.pdf. Acesso em: 4 jun. 2022.

Publicado

2022-10-20

Como Citar

SOUSA, F. E. E. DE; MELO, C. I. B. DE; QUEIROZ, A. J. M. DE. O Laboratório de Educação Matemática da FECLESC/UECE (LaboMática): contribuições na formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 1, n. 2, p. 1-15, 20 out. 2022.