Compreensão contextual e matemática de licenciandos em matemática sobre um tratado inglês do século XVII
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v1i2.3227Palavras-chave:
História da matemática, Fonte original, leitura e interpretação matemáticaResumo
Muitos estudos, nacionais e internacionais, voltados para a Educação Matemática, tratam sobre textos originais que incorporam saberes matemática para serem inseridos em sala de aula no ensino de Matemática. Tendo isso em vista e a contribuição que isso pode agregar à formação de professores, inicial ou continuada, no quesito de leitura e de interpretação de textos matemáticos, escolheu-se uma fonte original para se estudar seu frontispício e constatar o contexto em que ele foi elaborado e os elementos matemáticos expostos nele. Dessa maneira, foi selecionado essa parte do tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise de autoria de Edmund Gunter (1581 – 1626) publicado em 1623 em Londres para serem exploradas em uma formação com licenciandos em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Objetiva-se, desse modo, apresentar as percepções contextuais e epistemológicas a partir da leitura e interpretação do frontispício do tratado histórico The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments... na visão de licenciandos em Matemática. Com isso, a pesquisa caracteriza-se como documental. Já o desenvolvimento das tarefas, aplicação e análise dos dados foi realizada à luz da Teoria da Objetivação (TO) proposta por Luis Radford. Assim, percebeu-se que os participantes conseguiram delinear o contexto de elaboração do tratado e os aspectos epistemológicos do saber matemático em vigor em Londres no século XVII a partir de interpretações do frontispício do documento. Pode-se concluir nessa formação que os licenciandos conseguiram traçar um contexto histórico e epistemológico, portanto houve colaboração da tarefa proposta para a formação desses futuros docentes de Matemática.
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