Compreensão contextual e matemática de licenciandos em matemática sobre um tratado inglês do século XVII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v1i2.3227

Palavras-chave:

História da matemática, Fonte original, leitura e interpretação matemática

Resumo

Muitos estudos, nacionais e internacionais, voltados para a Educação Matemática, tratam sobre textos originais que incorporam saberes matemática para serem inseridos em sala de aula no ensino de Matemática. Tendo isso em vista e a contribuição que isso pode agregar à formação de professores, inicial ou continuada, no quesito de leitura e de interpretação de textos matemáticos, escolheu-se uma fonte original para se estudar seu frontispício e constatar o contexto em que ele foi elaborado e os elementos matemáticos expostos nele. Dessa maneira, foi selecionado essa parte do tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise de autoria de Edmund Gunter (1581 – 1626) publicado em 1623 em Londres para serem exploradas em uma formação com licenciandos em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Objetiva-se, desse modo, apresentar as percepções contextuais e epistemológicas a partir da leitura e interpretação do frontispício do tratado histórico The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments... na visão de licenciandos em Matemática. Com isso, a pesquisa caracteriza-se como documental. Já o desenvolvimento das tarefas, aplicação e análise dos dados foi realizada à luz da Teoria da Objetivação (TO) proposta por Luis Radford. Assim, percebeu-se que os participantes conseguiram delinear o contexto de elaboração do tratado e os aspectos epistemológicos do saber matemático em vigor em Londres no século XVII a partir de interpretações do frontispício do documento. Pode-se concluir nessa formação que os licenciandos conseguiram traçar um contexto histórico e epistemológico, portanto houve colaboração da tarefa proposta para a formação desses futuros docentes de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2022), possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2019). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática - GPEHM. Atua como professora na Universidade Estadual do Ceará na área de Educação Matemática. Tem interesse na área de Matemática, com ênfase em ensino de Matemática, História da Matemática e formação inicial e continuada de professores de Matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática.

Referências

BATISTA, Antônia Naiara de Sousa; SILVA, Isabelle Coelho da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A importância do tratamento didático em um documento histórico: Chronographia, reportório dos tempos... (1603). In: V SEMINÃRIO DE ESCRITAS E LEITURAS EM EDUCAÇÃO MATEMÃTICA, 5., 2018, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Eduece, 2018. p. 932-953.

BOGDA, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SOUTO, Daise Lago Pereira; CANEDO JUNIOR, Neil da Rocha. Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

BRIGGS, Henry. Logarithmorum Chilias Prima. London, 1617.

CORMACK, Lesley B. Mathematics for Sale: Mathematical Practitioners, Instrument Makers, and Communities of Scholars in Sixteenth-Century London. In: CORMACK, Lesley B.; WALTON, Steven A.; SCHUSTER, John A. (ed.). Mathematical Practitioners and the Transformation of Natural Knowledge in Early Modern Europe. Cham: Springer, 2017. p. 1-203. (Studies in History and Philosophy of Science).

CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

GUNTER, Edmund. The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise. London: William Jones, 1623.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental: considerações sobre conceitos e características na pesquisa qualitativa. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 4., 2015, Aracajú. Atas... Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/252. Acesso em: 20 nov. 2020.

MARTINS, Eugeniano Brito. Conhecimentos matemáticos mobilizados na manipulação das barras de calcular de John Napier descritas no tratado Rabdologiae de 1617. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal do Ceará, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://pgecm.fortaleza.ifce.edu.br/dissertacoes-2018/. Acesso em: 13 ago. 2020.

MEYER, João Frederico da Costa de Azevedo; CALDEIRA, Ademir Donizeti; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Sobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor de matemática. 2019. 200f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, [s.l.], v. 13, n. 25, p. 342-372, fev. 2019a. Universidade do Estado do Para. http://dx.doi.org/10.31792/rc.v13i25. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2164. Acesso em: 20 maio 2019.

RADFORD, Luis. Methodological Aspects of the Theory of Objectification. Perspectivas da Educação Matemática, Mato Grosso do Sul, v. 18, n. 8, p. 547-567, dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1463. Acesso em: 20 abr. 2021.

ROQUE, Tatiana. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re) construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre História da Matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, v.19, no1, p. 89-111, 2013.

SANTOS, Andressa Gomes dos; OLIVEIRA, Adriana Nogueira de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. As contribuições da régua de cálculo linear na construção dos saberes e das práticas docentes. Boletim Online de Educação Matemática, [S.L.], v. 8, n. 15, p. 17-36, 9 out. 2020. Universidade do Estado de Santa Catarina. http://dx.doi.org/10.5965/2357724x08152020017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/17299. Acesso em: 11 out. 2020.

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A incorporação da régua de cálculo no ensino de multiplicação através da sua construção e do seu manuseio. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S.L.], v. 7, n. 20, p. 357-369, 12 jul. 2020. Boletim Cearense de Educacao e Historia da Matematica - BOCEHM. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2827. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2827. Acesso em: 11 ago. 2020.

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S.L.], v. 8, n. 23, p. 707-720, 17 jun. 2021. Boletim Cearense de Educacao e Historia da Matematica - BOCEHM. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4922. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4922. Acesso em: 19 jun. 2021.

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Possibilidades didáticas a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter no uso da proporção contínua para a formação do professor de Matemática. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – Encitec, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 05-22, 25 jul. 2022a. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v12i2.536. Disponível em: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/536. Acesso em: 25 jul. 2022.

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Gresham College e a matemática prática de Londres no século XVII. Revista Brasileira de História da Matemática, [S.L.], v. 22, n. 45, p. 67-81, 6 set. 2022. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/384. Acesso em: 6 set 2022b.

SANTOS, Andressa Gomes dos. Instrumentos matemáticos contidos no tratado de Edmund Gunter (1623). In: SEMINÃRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÃTICA, 14., 2021, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Sbhmat, 2021. p. 1-13.

SANTOS, Andressa Gomes dos. Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em matemática. 2022. 222f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza.

SILVA, Isabelle Coelho da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Importância da leitura e da escrita no estudo de fontes históricas: o caso do papiro de rhind. In: IV SEMINÃRIO DE ESCRITAS E LEITURAS EM EDUCAÇÃO MATEMÃTICA, 4., 2016, Natal. Anais [...]. Natal: Edufrn, 2016. p. 468-482.

SILVA, Isabelle Coelho da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Definições e Critérios para o Uso de Textos Originais na Articulação entre História e Ensino de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [S.L.], v. 35, n. 69, p. 223-241, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a11. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/GKJzc6LWtwPNkz8d98cvyGG/abstract/?lang=en. Acesso em: 19 abr. 2021.

SILVA JUNIOR, Francimar Miguel da; SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa Pereira. “A matemática por trás da escala das cordas contida no setor de John Worgan (1697).†Educação Matemática Debate, vol. 6, n. 12, 16 set. 2022, disponível em: www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/5120, 10.46551/emd.v6n12a15. Acesso em: 5 out. 2022.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez Editora, 2007.

TRINDADE, Ana Paula Pires. História da Química em alguns periódicos: construindo categorias de análise. In: BELTRAN, Maria Helena Roxo; TRINDADE, Laís dos Santos Pinto (org.). História da ciência e ensino: abordagens interdisciplinares. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 7-228. (Temas em História da Ciência).

Publicado

2022-10-20

Como Citar

SANTOS, A. G. DOS; PEREIRA, A. C. C. Compreensão contextual e matemática de licenciandos em matemática sobre um tratado inglês do século XVII. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 1, n. 2, p. 1-14, 20 out. 2022.