Abordagem fedathiana para a promoção do ensino de matemática: tecendo saberes para uso do H5P

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v2i3.3201

Palavras-chave:

Sequência Fedathi, Educação Matemática, Educação Básica, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear

Resumo

Durante a X Bienal da Matemática, organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), realizada entre os dias 20 e 24 de junho de 2022, na cidade de Belém do Pará, foi ministrado um minicurso com o título “Sequência Fedathi e H5P para a promoção do Ensino de Matemática: do ensino fundamental ao ensino superior”. Para tanto, tem-se a preocupação da aceitação do minicurso perante os sujeitos inscritos e se houve impacto para sua formação. Diante disso, o objetivo desse trabalho é reconhecer a opinião dos estudantes do minicurso ofertado na X Bienal da Matemática com o título Sequência Fedathi e H5P para a promoção do Ensino de Matemática: do ensino fundamental ao ensino superior. Dessa forma, para garantir o ensino do minicurso, a postura do professor foi pautada na Sequência Fedathi. A condução do estudo se deu por questionário online no início e ao final do minicurso, caracterizando uma pesquisa qualitativa de levantamento social. Os resultados são que a maioria dos participantes do minicurso não conheciam a Sequência Fedathi e todos desconheciam a ferramenta H5P, além disso, os sujeitos afirmam que o uso do H5P na sala de aula, seja na Educação Básica ou Ensino Supeior, auxilia o professor para a promover o ensino de Matemática. Dessa forma, é possível o professor abordar habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que sugerem o uso de tecnologias digitais e proporciona ao futuro professor de matemática, o licenciando, a ter essa construção do conhecimento em uso de ferramentas digitais em sua formação inicial.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Delmiro de Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Canindé

Carlos Henrique Delmiro de Araújo possui licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE (2016), especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2018) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2022). Desde 2019 é professor efetivo da rede municipal de Canindé. Pesquisador colaborador do Laboratório de Pesquisa Multimeios - MM (FACED/UFC), certificado pelo CNPq. Possui experiência acadêmica em Educação Matemática, desenvolvendo pesquisas para o ensino da matemática com auxilio de recursos digitais.

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará

Hermínio Borges Neto concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Publicou 51 artigos em periódicos especializados e 146 trabalhos em anais de eventos. Possui 33 capítulos de livros e 9 livros publicados. Possui 7 softwares. Orientou 49 dissertações de mestrado e co-orientou 9, orientou 40 teses de doutorado e co-orientou 1, e supervisionou 9 estágios de Pós-doutorado na área de Educação. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 78 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital. Realizou estágios pos-doutorais no IMPA, até 1988, Université Paris VII, França, em 1996-1997 e Université TÉLUQ, Canadá, em 2020-2021. Atualmente, coordena, na UFC, o programa UAB/CAPES, com mandato de out.2021 a set.2025.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

ARAÚJO, C. H. D. DE; BORGES NETO, H. Abordagem fedathiana para a promoção do ensino de matemática: tecendo saberes para uso do H5P. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 1 - 18, 1 jan. 2023.