Abordagem fedathiana para a promoção do ensino de matemática: tecendo saberes para uso do H5P
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v2i3.3201Palavras-chave:
Sequência Fedathi, Educação Matemática, Educação Básica, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra LinearResumo
Durante a X Bienal da Matemática, organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), realizada entre os dias 20 e 24 de junho de 2022, na cidade de Belém do Pará, foi ministrado um minicurso com o título “Sequência Fedathi e H5P para a promoção do Ensino de Matemática: do ensino fundamental ao ensino superior”. Para tanto, tem-se a preocupação da aceitação do minicurso perante os sujeitos inscritos e se houve impacto para sua formação. Diante disso, o objetivo desse trabalho é reconhecer a opinião dos estudantes do minicurso ofertado na X Bienal da Matemática com o título Sequência Fedathi e H5P para a promoção do Ensino de Matemática: do ensino fundamental ao ensino superior. Dessa forma, para garantir o ensino do minicurso, a postura do professor foi pautada na Sequência Fedathi. A condução do estudo se deu por questionário online no início e ao final do minicurso, caracterizando uma pesquisa qualitativa de levantamento social. Os resultados são que a maioria dos participantes do minicurso não conheciam a Sequência Fedathi e todos desconheciam a ferramenta H5P, além disso, os sujeitos afirmam que o uso do H5P na sala de aula, seja na Educação Básica ou Ensino Supeior, auxilia o professor para a promover o ensino de Matemática. Dessa forma, é possível o professor abordar habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que sugerem o uso de tecnologias digitais e proporciona ao futuro professor de matemática, o licenciando, a ter essa construção do conhecimento em uso de ferramentas digitais em sua formação inicial.
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