A Geometria Dinâmica na sala de aula: possibilidades para o ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v1i1.3192

Palavras-chave:

Tecnologia, Aprendizagem Matemática, Trigonometria e Geometria

Resumo

Este estudo mostrou a importância da tecnologia e também como esta pode ser usada de modo favorável no ensino, principalmente no ensino de Matemática, tomando como ferramenta didática o software “Régua e Compasso”. O propósito maior do trabalho foi facilitar, através de tecnologias virtuais, o ensino de trigonometria. Esta pesquisa realizou-se na Escola Juca Lino, localizada no Distrito de São Sebastião, município de Brejo Santo, Ceará, numa turma de 9° ano do ensino fundamental que totalizava 19 alunos. A pesquisa foi de cunho qualitativo, tendo como principal recurso de coleta de dados um questionário. Após a coleta de dados, foi utilizado o software ReC. De início, algumas questões norteadoras foram respondidas pelos alunos: você utiliza da tecnologia em seu cotidiano? O seu professor faz uso das tecnologias nas aulas? Durante as atividades, a pesquisadora instalou o software para que pudesse ser usado com os alunos. Em seguida, foram apresentados e/ou revisados os conteúdos de Ângulos, Teorema de Pitágoras e, por fim, trabalhadas as Razões Trigonométricas que seriam necessárias para a proposta de utilização do software. Dentre os resultados obtidos, pode-se perceber que o professor faz uso exclusivo do livro didático em suas aulas e que a escola não dispõe de recursos tecnológicos suficientes para inovar o processo de ensino e de aprendizagem. Com a utilização do software ReC, observou-se ainda uma grande participação e interesse por parte dos alunos, visto que essa ferramenta se mostrou uma nova alternativa metodológica no ambiente da escola. Percebeu-se, através de observações e dos depoimentos dos alunos, que o software colaborou na aprendizagem de alguns conceitos de geometria, especificamente das Razões Trigonométricas.

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Biografia do Autor

Leticia Ferreira da Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Edicarlos Pereira de Sousa, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Licenciado em Ciências / Matemática (2008) pelo Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Especialista em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática (2019) pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre (2011) e Doutor (2016) em Meteorologia pelo Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) da Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é Vice-Diretor do Instituto de Formação de Educadores (IFE), da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Trabalhou por vários anos na educação básica, nas redes pública e privada de ensino, atuando como professor de matemática no ensino fundamental e ensino médio, nos segmentos regular e da educação de jovens e adultos (ensino médio). Desenvolve pesquisas na área de ensino de matemática e de meteorologia de meso e grande escalas (climatologia estatística), através de estudos que utilizam Análise Multivariada, o Índice de Precipitação Normalizada e a Transformada de Ondeletas.

Rodrigo Lacerda Carvalho, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2017). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2013). Especialização em Educação Matemática (2011). Graduado em Licencatura Plena em Matemática pela UECE-Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central-FECLESC (2009). Professor da Universidade Federal do Cariri - UFCA, atualmente diretor do Instituto de Formação de Educadores da UFCA. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências e Mídias Digitais - EDUCMÍDIA. Suas áreas de estudo são: ensino e aprendizagem da Matemática; tecnologias digitais na educação e formação de professores.

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Publicado

2022-07-29

Como Citar

SILVA, L. F. DA; SOUSA, E. P. DE; CARVALHO, R. L. . A Geometria Dinâmica na sala de aula: possibilidades para o ensino. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 01-15, 29 jul. 2022.