O Geogebra como recurso no ensino de função quadrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v1i1.3177

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, GeoGebra, Função quadrática, Ensino de matemática, Ensino Médio

Resumo

As tecnologias digitais estão incluídas cada vez mais no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo investigar os números de acertos das respostas em uma avaliação subjetiva através de uma proposta didática aplicada em sala de aula com o uso do software GeoGebra para o ensino de função quadrática em uma escola de tempo integral para o 1º ano do Ensino Médio. Dentro dos conteúdos de Função Quadrática presentes no cotidiano do aluno, incluindo os seguintes tópicos de coeficientes, raízes e zero da função. Este trabalho tem caráter quali-quantitativo, fundamentada pela confirmação experimental incluindo os processos metodológicos para ser construídas pelas circunstâncias da pesquisa-ação com a participação de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, composta por 38 alunos no turno integral, sendo de cunho exploratório para análise dos dados de uma avaliação subjetiva para o ensino de Função Quadrática. Desenvolveram-se em duas aulas para introduzir o conceito matemática do conteúdo e mostrar o software GeoGebra, desde os comandos básicos até sua execução com a atividade. Com uso do GeoGebra, observou-se que os alunos junto com o professor trabalharam outras demonstrações e teoremas matemáticos, seguindo da divisão de duplas, cujo objetivo era unir os alunos em relação as atividades e proporcionar o desenvolvimento de situações de cada questão estruturada no GeoGebra, permitindo, posteriormente, o uso do livro didático para consultar as respostas. Constatou-se também um elevado interesse dos alunos, tendo eles encontrado no GeoGebra uma forma melhor de visualização e eficiente para compreender os conteúdos de Função Quadrática.

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Biografia do Autor

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação (PPGENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Tecnologias Digitais (TD) no Ensino de Ciências e Matemática. Especialização no Ensino de Matemática (ISEIB), Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva (UNIQ), Especialização em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFCE), Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação (ÚNICA), Especialização em Tecnologias
Digitais e Inovação na Educação (ÚNICA), Especialização em Docência no Ensino Superior (ÚNICA). Licenciatura em Matemática (IFCE), Tecnólogo em Alimentos (CENTEC), Licenciatura em Filosofia (FAERPI), Licenciando em Educação Física (UECE). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Ceará (SBEM-CE). Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) e do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).Trabalhou como professor PIBID/IFCE - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na área de Matemática (Geometria e Cálculo). Professor e Coordenador de Olimpíada de Matemática atuando em todas as áreas do ensino e no Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI). Pesquisa sobre: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), Didática da Matemática, Resolução de problemas, Tecnologias no ensino de Matemática e Formação de professores (Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Estatística). Professor de Matemática do Ensino Médio da Rede Estadual do Ceará (SEDUC-CE), Rua do Pereiro, n° 1000, bairro Jangurussu, Conjunto Almirante Tamandaré, Fortaleza, Ceará, Brasil, CEP: 60865-300.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Associada, orientadora
e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e professora e
orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará(UFC).
Rua: Marechal Deodoro, 750, Benfica, Fortaleza, Ceará, Brasil, CEP: 60000-000.

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

SANTIAGO, P. V. DA S.; SANTOS, M. J. C. DOS . O Geogebra como recurso no ensino de função quadrática. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 1, n. 2, p. 1-20, 16 set. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiências