O Geogebra como recurso no ensino de função quadrática
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v1i1.3177Palavras-chave:
Tecnologias digitais, GeoGebra, Função quadrática, Ensino de matemática, Ensino MédioResumo
As tecnologias digitais estão incluídas cada vez mais no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo investigar os números de acertos das respostas em uma avaliação subjetiva através de uma proposta didática aplicada em sala de aula com o uso do software GeoGebra para o ensino de função quadrática em uma escola de tempo integral para o 1º ano do Ensino Médio. Dentro dos conteúdos de Função Quadrática presentes no cotidiano do aluno, incluindo os seguintes tópicos de coeficientes, raízes e zero da função. Este trabalho tem caráter quali-quantitativo, fundamentada pela confirmação experimental incluindo os processos metodológicos para ser construídas pelas circunstâncias da pesquisa-ação com a participação de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, composta por 38 alunos no turno integral, sendo de cunho exploratório para análise dos dados de uma avaliação subjetiva para o ensino de Função Quadrática. Desenvolveram-se em duas aulas para introduzir o conceito matemática do conteúdo e mostrar o software GeoGebra, desde os comandos básicos até sua execução com a atividade. Com uso do GeoGebra, observou-se que os alunos junto com o professor trabalharam outras demonstrações e teoremas matemáticos, seguindo da divisão de duplas, cujo objetivo era unir os alunos em relação as atividades e proporcionar o desenvolvimento de situações de cada questão estruturada no GeoGebra, permitindo, posteriormente, o uso do livro didático para consultar as respostas. Constatou-se também um elevado interesse dos alunos, tendo eles encontrado no GeoGebra uma forma melhor de visualização e eficiente para compreender os conteúdos de Função Quadrática.
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