As relações entre a Sequência Fedathi aplicada no ensino de Matemática e o Pensamento Matemático Avançado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v1i1.3168

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Sequência Fedathi, Pensamento Matemático Avançado

Resumo

As discussões em torno do ensino de Matemática são constantes e se debruçam sobre as didáticas específicas para essa área. Estudiosos do campo da Educação Matemática buscam elaborar estratégias e metodologias com o intuito de melhorar o processo de ensino e de aprendizagem matemática, focando nos processos de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, destacam-se a metodologia de ensino Sequência Fedathi e a teoria do Pensamento Matemático Avançado. A primeira, com foco na atuação docente, transpõe o método científico a situações de ensino, e a segunda descreve aspectos cognitivos acerca do processo do pensamento matemático. Objetivou-se, então, identificar as relações entre a Sequência Fedathi aplicada ao ensino de matemática e a teoria do Pensamento Matemático Avançado. Para isso, partiu-se de um levantamento de estudos que abordassem o tema, por meio de uma Revisão Integrativa como método para busca de dados, a fim de conhecer as discussões já iniciadas. Para prosseguir e aprofundar essas discussões, a análise foi construída com base no método comparativo, com o intuito de ressaltar as similaridades entre as abordagens teóricas da Sequência Fedathi e do Pensamento Matemático Avançado. Entre as relações observadas, identificou-se que ambas estão apoiadas no pensar e no fazer matemático, com foco nas questões de ensino e de aprendizagem matemática que dão origem ao conhecimento. Concluiu-se que a Sequência Fedathi aplicada no ensino de matemática, auxiliando a ação didática do professor, permite que o aluno construa ativamente os conceitos matemáticos, apresentando abordagens apropriadas para promover o Pensamento Matemático Avançado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Maria Almeida do Carmo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará, (2022). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, (2018). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa MultiMeios. Atua nas áreas de Ensino de Matemática, Educação a Distância e Formação Docente. Estuda nas linhas de pesquisa GEMM - Grupo de Educação Matemática MultiMeios, TeleMeios e Formação de Professores.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática pela UFC e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC. Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Bolsista Pesquisador de Interiorização - BPI FUNCAP 2020 - 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC - CE e Professor Pesquisador Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino - PÓLO RENOEN-UFC

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Publicou 51 artigos em periódicos especializados e 146 trabalhos em anais de eventos. Possui 33 capítulos de livros e 9 livros publicados. Possui 7 softwares. Orientou 49 dissertações de mestrado e co-orientou 9, orientou 40 teses de doutorado e co-orientou 1, e supervisionou 9 estágios de Pós-doutorado na área de Educação. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 78 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital. Realizou estágios pos-doutorais no IMPA, até 1988, Université Paris VII, França, em 1996-1997 e Université TÉLUQ, Canadá, em 2020-2021. Atualmente, coordena, na UFC, o programa UAB/CAPES, com mandato de out.2021 a set.2025.

Referências

ALVES, Francisco Regis Vieira. Aplicações da Sequência Fedathi na promoção do raciocínio intuitivo no Cálculo a Várias Variáveis. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: <http://blogs.multimeios.ufc.br/sitemmproducaocientifica/?smd_process_download=1&download_id=1266>. Acesso em: 26 abr. 2022.

BORGES NETO, Hermínio. O protagonismo do professor. Redenção: UNILAB – Fortaleza: Laboratório de Pesquisa MultiMeios/UFC, 2020. 20 slides.

BORGES NETO, Hermínio. Os cinco pecados no ensino de Matemática. Fortaleza: Laboratório de Pesquisa MultiMeios/UFC, 2021. 18 slides.

BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi no ensino de matemática. Curitiba: CRV, 2017.

BORGES NETO, Hermínio (org.). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018.

BORGES NETO, Hermínio. Uma proposta lógico-dedutiva-construtiva para o ensino de matemática. 2016. Tese (Apresentada para o cargo de professor titular) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. Disponível em: <http://blogs.multimeios.ufc.br/wp-content/blogs.dir/33/files/2020/11/tese-titular-faced-2016-hbn.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2022.

ERNEST, Paul. The Philosophy of Mathematics Education. United Kingdom: Taylor & Francis, 2004.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Herminio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PEDROSA, Virlane Nogueira Melo. A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SBEM, 2016. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47747>. Acesso em: 26 abr. 2022.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. Contribuições da Sequência Fedathi para o desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado: uma análise da mediação docente em aulas de Ãlgebra Linear. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37490>. Acesso em: 26 abr. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GUTIÉRREZ, Angel; BOERO, Paolo (ed.). Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education. Roterdã: Sense Publishers, 2016.

MENEZES, Daniel Brandão. O ensino do cálculo diferencial e integral na perspectiva da Sequência Fedathi: caracterização do comportamento de um bom professor. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37124>. Acesso em: 26 abr. 2022.

MOHER, D.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; ALTMAN, D. G. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: a recomendação Prisma. Tradução de Taís Freire Galvão e Thais de Souza Andrade Pansani. Brasília: Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, n. 2, abr-jun 2015, p. 335-342. Título original: Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: the PRISMA Statement. Disponível em: <https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017>. Acesso em: 26 abr. 2022.

SANTANA, Ana Carmen de Souza. Uma proposta de ciclos formativos em Educomunicação baseados na práxis fedathiana: o case do CRID. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: <http://blogs.multimeios.ufc.br/sitemmproducaocientifica/?smd_process_download=1&download_id=1299>. Acesso em: 26 abr. 2022.

SETZER, Valdemar W. Vinte pecados capitais em uma aula de matemática. São Paulo: USP, 2021. Disponível em: <https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/pecados-capitais-aula-matematica.html>. Acesso em: 28 jun. 2021.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; BORGES NETO, Hermínio; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Viviane Silva de (org.). Sequência Fedathi: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de matemática por meio da Sequência Fedathi. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14363>. Acesso em: 26 abr. 2022.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v. 8, n. 1, jan-mar 2010, p. 102-106. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134>. Acesso em: 26 abr. 2022.

TALL, David (ed.). Advanced Mathematical Thinking. Nova Iorque: Kluwer Academic Thinking, 2002.

Publicado

2022-07-05

Como Citar

CARMO, F. M. A. DO; MENEZES, D. B.; BORGES NETO, H. As relações entre a Sequência Fedathi aplicada no ensino de Matemática e o Pensamento Matemático Avançado. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 01-20, 5 jul. 2022.