As relações entre a Sequência Fedathi aplicada no ensino de Matemática e o Pensamento Matemático Avançado
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v1i1.3168Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Sequência Fedathi, Pensamento Matemático AvançadoResumo
As discussões em torno do ensino de Matemática são constantes e se debruçam sobre as didáticas específicas para essa área. Estudiosos do campo da Educação Matemática buscam elaborar estratégias e metodologias com o intuito de melhorar o processo de ensino e de aprendizagem matemática, focando nos processos de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, destacam-se a metodologia de ensino Sequência Fedathi e a teoria do Pensamento Matemático Avançado. A primeira, com foco na atuação docente, transpõe o método científico a situações de ensino, e a segunda descreve aspectos cognitivos acerca do processo do pensamento matemático. Objetivou-se, então, identificar as relações entre a Sequência Fedathi aplicada ao ensino de matemática e a teoria do Pensamento Matemático Avançado. Para isso, partiu-se de um levantamento de estudos que abordassem o tema, por meio de uma Revisão Integrativa como método para busca de dados, a fim de conhecer as discussões já iniciadas. Para prosseguir e aprofundar essas discussões, a análise foi construída com base no método comparativo, com o intuito de ressaltar as similaridades entre as abordagens teóricas da Sequência Fedathi e do Pensamento Matemático Avançado. Entre as relações observadas, identificou-se que ambas estão apoiadas no pensar e no fazer matemático, com foco nas questões de ensino e de aprendizagem matemática que dão origem ao conhecimento. Concluiu-se que a Sequência Fedathi aplicada no ensino de matemática, auxiliando a ação didática do professor, permite que o aluno construa ativamente os conceitos matemáticos, apresentando abordagens apropriadas para promover o Pensamento Matemático Avançado.
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