O movimento de pesquisas sobre perspectivas da Didática da Matemática no Brasil e suas contribuições para a formação inicial docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v1i1.3162

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação Inicial Docente, Pesquisa (com) Didática da Matemática

Resumo

Este ensaio tem por finalidade apresentar parte da produção de pesquisas nacionais a respeito de enfoques da Didática da Matemática, a fim de contribuir com o debate sobre concepções epistemológicas para a formação e a aprendizagem da docência. O trabalho se insere na linha de pesquisa Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA) e constitui-se em estudo teórico do tipo estado da arte ou do conhecimento. Com abordagem qualitativa a pesquisa tomou como foco para construção de dados, periódicos nacionais e anais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) que tratam sobre Educação Matemática. Quanto ao tratamento de dados realizou-se metassíntese qualitativa (FIORENTINI, 2013), com o intuito de produzir síntese explicativa sobre os achados do estudo. Os resultados apontam para múltiplas abordagens teóricas que permitem observar discussões sobre processos formativos de professores e o lugar da Didática na formação inicial docente. Além disso, as pesquisas apontam abordagens epistemológicas de Educação Matemática; Ensino e Aprendizagem a partir de diferentes perspectivas sobre a Didática e possibilidades de trabalho em sala de aula para o desenvolvimento da aprendizagem matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Gonçalves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - Campus de Cedro

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE –

Campus Cedro)

Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus de Cedro

Doutor em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Especialista em Estrutura e Funcionamento do Ensino (UEVA) e em Gestão Escolar (UDESC); Licenciado em Matemática (IFCE campus de Cedro) e em Pedagogia (UEVA).  Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus de Cedro. Líder do Grupo Interdiciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA).

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos norteadores das teorias da Educação Matemática: perspectivas e diversidade. Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.13 (27) Set 2017. p.05-35.

ARAUJO, Maria de Lourdes Haywanon Santos. Orientações Curriculares Para O Ensino De Matemática: Uma Análise Através Do Pisa No Brasil. 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/ Trabalho-GT19-4376.pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.

ASSIS, Adriana; FRADE, Cristina; GODINO, Juan D. Influência dos Padrões de Interação Didática no Desenvolvimento da Aprendizagem Matemática: análise de uma atividade exploratório-investigativa sobre sequências. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 733-758, dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/tNcJzqM ZjKTLGDxg6TjLBPC/?format=pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

AZEVEDO, Priscila Domingues de. O Conhecimento Matemático Na Educação Infantil: O Processo De Formação Continuada De Um Grupo De Professoras. 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt19_3376_texto.pdf. Acesso em: 7 dez. 2021.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Narrativas No Estágio Supervisionado Em Matemática Como Uma Possibilidade Para Discussão Da Profissão Docente. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015.

CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; ANA, Marilaine de Fraga Sant’. Roteiros de Aprendizagem a partir da Transposição Didática Reflexiva. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 46, p. 681-696, ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/ qrzcmVpKfnfNpqbpdxXgPGK/. Acesso em: 26 nov. 2021.

COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da; POLONI, Marinês Yole. Percepções de Concluintes de Pedagogia sobre a Formação Inicial do Professor para a Docência de Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 44, p. 1289-1314, dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/FVD88JSNtM6m4LwyJdZLdMR/abstract/ ?lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arteâ€, Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 79, 2002, p. 257.

FIORENTINI, Dario. A Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, v. 8, n. 11, p. 61-82, 2013.

FIORENTINI, Dario; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 917-938, dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/99f8nsJSh8K9KMpbGrg8BrP/?format=html. Acesso em: 22 nov. 2021.

FLORES, Jeronimo Becker; LIMA, Valderez Marina do Rosário; MÜLLER, Thaísa Jacintho. Convergências e Complementaridades entre as Teorias dos Três Mundos da Matemática e a da Sociointeratividade. Bolema, Rio Claro (SP), v. 34, n. 68, p. 1341-1358, dez. 2020. Disponível: https://www.scielo.br/j/bolema/a/HbLfJhGBGxpGTT vSNhf86rd/. Acesso em: 10 dez. 2021.

GONÇALVES, Bruna Maria Vieira; LIMA, Francisco José de. Aprendizagem Docente e Desenvolvimento de Estratégias Metodológicas no Contexto do PIBID: reflexões sobre o GeoGebra como recurso para o ensino de funções. Bolema, Rio Claro (SP), v. 34, n. 68, p. 1056-1076, dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/ a/PgJX3sfYdvTYdsHgZmtYVjh/?lang=pt. Acesso em: 03 dez. 2021.

GRÜTZMANN, Thaís Philipsen; COLL, Liliane da Rosa; ALVES, Rozane da Silveira. Imagens Dos Sentimentos Dos Alunos Do Curso De Licenciatura Em Matemática Frente Aos Seus Erros. 38ª Reunião Nacional da ANPEd – 01 a 05 de outubro de 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_ 2017_GT19_153.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

HENRIQUE, Marcos P. Retas Paralelas Cortadas Por Uma Transversal: O Que Aprendem os Estudantes Quando a Construção e a Manipulação são no seu Smartphone? 38ª Reunião Nacional da ANPEd – 01 a 05 de outubro de 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/ resources/ programacao/trabalho_38anped_2017_GT19_522.pdf. Acesso em: 12 nov. 2021.

JUNIOR, Luiz Carlos Leal; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Cartografando Resolução de Problemas – O que há de/em/com práticas de Ensino de Matemática. Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.15, n. 34, jul-dez 2019. p. 96-115. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6650. Acesso em: 09 dez. 2021.

KIEREPKA, Janice Silvana Novakowki; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa; ZANON, Lenir Basso. Das referências às possibilidades do educar pela pesquisa: a problematização de teorias e práticas no processo de formação de professores. Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.16, n. 37, 2020. p. 21-38. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/ 8034. Acesso em: 09 dez. 2021.

LOPES, Maria Maroni; Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software GeoGebra. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 46, p. 631-644, ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/7jbBvcDtcR7tG7qGYwXzMQM/. Acesso em: 08 dez. 2021.

MARQUES, Valéria Risuenho. Percepções de licenciandos sobre avaliação de aprendizagens nos anos iniciais: um olhar sobre as observações. Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.16, n. 37, 2020. p. 255-269. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7574. Acesso em: 3 dez. 2021.

MARTINS, Géssica Gonçalves; SILVA, Joccitiel Dias da. Reflexão sobre o ensino de análise combinatória no Ensino Médio: percepções de professores formados no CEUNES–UFES. Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.11 (21) Jul-Dez 2014. p.44-52. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revista amazonia/article/view/2369. Acesso em: 8 dez. 2021.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; FERREIRA, Ana Cristina. O Lugar da Matemática na Licenciatura em Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 981-1005, dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/99f8nsJSh8K9KMpbGrg8BrP /?format=html. Acesso em: 5 nov. 2021.

MORONISI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.

PINHEIRO, Maria Gracilene de Carvalho; SERRAZINA, Maria de Lurdes; SILVA, Angélica da Fontoura Garcia. Desenvolvimento Profissional de uma Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Tema Probabilidade. Bolema, Rio Claro (SP), v. 33, n. 65, p. 1175-1194, dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema /a/bFBZCJhCzmvfdzjdgFNJSDw/. Acesso em: 25 nov. 2021.

POLAK, Y. N. S. DINIS, J. A. Conversando sobre pesquisa. In POLAK, Y. N. S. DINIS, J. A. & SANTANA, J. R. et. al. [autores] Dialogando sobre metodologia cientifica. Fortaleza: UFC, 2011.

POMPEU, Carla Cristina; Santos, Vinício de Macedo. A Relação De Estudantes Jovens E Adultos Com A Matemática: Um Estudo Em Turmas De Ensino Médio No Estado De São Paulo. 38ª Reunião Nacional da ANPEd – 01 a 05 de outubro de 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_ 38anped_2017_GT19_825.pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.

RODRIGUES, Carla Gonçalves; SCHWANTZ, Josimara Wikboldt. Buracos Negros na Formação Inicial de Professores de Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 30, n. 56, p. 939 - 953, dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/8QcNfGRks 698sXcNgF34Syr/. Acesso em: 2 dez. 2021.

RODRIGUES, Renata Viviane Raffa; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; OLIVEIRA, Hélia Margarida. Comunicação no Ensino Exploratório: visão profissional de futuros professores de Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 32, n. 62, p. 967-989, dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/nVGHnxMrQPxPFJ7L kHWRr9M/?lang=pt. Acesso em: 18 nov. 2021.

SILVA, Angélica da Fontoura Garcia; SERRAZINA, Maria de Lurdes; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça. Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente. Bolema, Rio Claro (SP), v. 28, n. 50, p. 1505-1524, dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/Rm YR6jYYcPVmjnz9yBs8CGt/. Acesso em: 10 dez. 2021.

SILVA, Anne Patrícia Pimentel Nascimento da; SOUZA, Roberta Teixeira de; VASCONCELOS, Vera Maria Ramos de. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set.-dez. 2020.

VIEIRA, Gilberto; PAULO, Rosa Monteiro; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Simetria no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 46, p. 613-630, ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/3XpQmxcgD6rBkFKH8Y J3qBj/?lang=pt. Acesso em: 29 nov. 2021.

WIELEWSKI, Sergio Antônio; PALARO, Luzia Aparecida; WIELEWSKI, Gladys Denise. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/Matemática/UFMT auxiliando na Formação Inicial. Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.10 (20) Jan-Jun 2014. p.29-38. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2296. Acesso em: 15 nov. 2021.

Publicado

2022-07-05

Como Citar

SILVA, A. G. DA; LIMA, F. J. DE. O movimento de pesquisas sobre perspectivas da Didática da Matemática no Brasil e suas contribuições para a formação inicial docente. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 01-18, 5 jul. 2022.