Aprendizagem Baseada em Problemas e Cálculo Numérico: um relato de experiência na licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v1i1.3160

Palavras-chave:

Ensino de Cálculo Numérico., Método de Newton., Método de Gauss-Seidel., Resolução de Problemas., Formação de Professores.

Resumo

A presente pesquisa objetivou investigar potencialidades da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no ensino de Cálculo Numérico (CN). Para tanto, realizou-se uma intervenção pedagógica no primeiro semestre de 2021, em uma turma de dez alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Juazeiro do Norte, que estavam cursando a disciplina CN.  A intervenção ocorreu em três encontros semanais de duas horas cada em caráter remoto, devido a pandemia do COVID-19, por meio da plataforma Google Meet. Os alunos envolvidos na pesquisa foram instigados a vivenciarem os ciclos da metodologia PBL através de situações problemas que poderiam ser modeladas através de ferramentas do CN, a saber, o Método de Gauss-Seidel e o Método de Newton. A partir das observações dos pesquisadores e questionários aplicados ao longo da intervenção, observou-se que apesar dos alunos não perceberem com clareza cada ciclo da metodologia PBL ao resolverem os problemas propostos na pesquisa, houve a compreensão da importância dessa metodologia no aprendizado e o principal benefício foi a produção interativa do conhecimento, mesmo havendo as limitações do ensino remoto emergencial. Além disso, houve por parte dos alunos uma evolução no entendimento do que é resolução de problemas. Ademais, constatou-se que a maior dificuldade dos alunos frente a resolução de problemas era a interpretação e não a manipulação matemática. A partir dos achados desse trabalho, percebeu-se que o contato com a metodologia PBL agregou para aos alunos não apenas no aprendizado dos conteúdos do CN, mas também para a formação deles enquanto professores em formação inicial, reflexivos dos impactos da sua práxis docente futura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte

Professor graduado em Ciências (habilitação em Matemática), pós-graduado (lato sensu) em Matemática e Física, ambas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e pós-graduado (stricto sensu) pelo programa de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é doutorando do programa de Doutorado Profissional em Ensino de Ciências Exatas junto à Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Exerce suas atividades como professor efetivo, com dedicação exclusiva, junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (Campus de Juazeiro do Norte); coordena disciplinas no curso de Licenciatura em Matemática, modalidade semipresencial, na Universidade Aberta do Brasil (UAB-IFCE) na condição de professor formador. Atua também como pesquisador junto ao Grupo de Pesquisa Ensino e Aplicações da Física/Matemática junto ao CNPq e certificado pelo IFCE. Realiza pesquisas em Educação Matemática, com foco em Metodologias de Ensino, Resolução de Problemas e História da Matemática.

Junio Moreira de Alencar, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte-CE

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Técnico em Eletroeletônica pelo Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Juazeiro do Norte. Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Matemática com Ênfase na Formação de Professores da Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Juazeiro do Norte. Colaborou como professor de matemática no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como Professor Formador de Matemática do curso Licenciatura em Matemática (modalidade semipresencial) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Foi professor de matemática no curso Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE). Lecionou como professor substituto de matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor temporário pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). 

Maria Jaqueline Sousa de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte-CE

Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFCE, campus Juazeiro do Norte. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC e do Programa de Residência Pedagógica- PRP no IFCE. Participa do grupo de Pesquisa Ensino e Aplicações da Física/Matemática na linha de pesquisa Práxis Pedagógica em Matemática.

Referências

ARENALES, Selma; DAREZZO, Artur. Cálculo Numérico: aprendizagem com apoio de software. 2ª Edição revisada e ampliada. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

BARROSO, Leônidas Conceição; BARROSO, Magali Maria de Araújo; CAMPOS FILHO, Frederico Ferreira; CARVALHO, Márcio Luiz Bunte de; MAIA, Miriam Lourenço. Cálculo Numérico (com aplicações). 2ª Edição. São Paulo: Ed Harbra, 1987.

BLASS, Leandro; IRALA, Valesca Brasil. O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como metodologia de ensino em aulas de Cálculo Numérico. Revista de Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 17, p. 1-25, 2020.

MAFRA, José Ricardo e Souza; SÃ, Pedro Franco de. Abordagens na Pesquisa em Educação Matemática: algumas reflexões e perspectivas epistemológicas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, SE, v. 13, n. 32, p. 1-21, 2020.

MELO, Marcela Camila Picin de; JUSTULIN, Andresa Maria. Resolução de Problemas: um caminho para o ensino da Matemática. Ensino e Tecnologia em Revista – ETR, Londrina, PR, v. 3, n. 1, p. 122-128, 2019.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, SP, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011.

RIBEIRO, Marcos Vinícius. O ensino do conceito de integral, em sala de aula, com recursos da história da matemática e da resolução de problemas. 2010. 324 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Pauli14sta, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, SP.

SOUZA, Samir Cristino de; DOURADO, Luis. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, Natal, RN, v.5, ano 31, p.182-200, 2015.

SOUZA, Débora Vieira; FONSECA, Rogério Ferreira da. Reflexões acerca da aprendizagem

baseada em problemas na abordagem de noções de cálculo diferencial e integral. Educação Matemática em Pesquisa – EMP, São Paulo, SP, v. 19, n. 1, p. 197-221, 2017.

Publicado

2022-07-05

Como Citar

FERREIRA, G. S. S.; ALENCAR, J. M. DE; MOURA, M. J. S. DE. Aprendizagem Baseada em Problemas e Cálculo Numérico: um relato de experiência na licenciatura em Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 01-19, 5 jul. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiências