Aprendizagem Baseada em Problemas e Cálculo Numérico: um relato de experiência na licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v1i1.3160Palavras-chave:
Ensino de Cálculo Numérico., Método de Newton., Método de Gauss-Seidel., Resolução de Problemas., Formação de Professores.Resumo
A presente pesquisa objetivou investigar potencialidades da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no ensino de Cálculo Numérico (CN). Para tanto, realizou-se uma intervenção pedagógica no primeiro semestre de 2021, em uma turma de dez alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Juazeiro do Norte, que estavam cursando a disciplina CN. A intervenção ocorreu em três encontros semanais de duas horas cada em caráter remoto, devido a pandemia do COVID-19, por meio da plataforma Google Meet. Os alunos envolvidos na pesquisa foram instigados a vivenciarem os ciclos da metodologia PBL através de situações problemas que poderiam ser modeladas através de ferramentas do CN, a saber, o Método de Gauss-Seidel e o Método de Newton. A partir das observações dos pesquisadores e questionários aplicados ao longo da intervenção, observou-se que apesar dos alunos não perceberem com clareza cada ciclo da metodologia PBL ao resolverem os problemas propostos na pesquisa, houve a compreensão da importância dessa metodologia no aprendizado e o principal benefício foi a produção interativa do conhecimento, mesmo havendo as limitações do ensino remoto emergencial. Além disso, houve por parte dos alunos uma evolução no entendimento do que é resolução de problemas. Ademais, constatou-se que a maior dificuldade dos alunos frente a resolução de problemas era a interpretação e não a manipulação matemática. A partir dos achados desse trabalho, percebeu-se que o contato com a metodologia PBL agregou para aos alunos não apenas no aprendizado dos conteúdos do CN, mas também para a formação deles enquanto professores em formação inicial, reflexivos dos impactos da sua práxis docente futura.
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