Palavras iniciais sobre a RCeEM

Autores

Resumo

-

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Ian Bezerra de Melo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Educação e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e especialista em Educação Matemática pela UNOPAR. É Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Ceará (SBEM-CE), para o triênio 2022-2025, e professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE), em Quixadá-CE, onde atua no setor de Educação Matemática. Pesquisa identidade profissional docente (IPD) e formação de professores, com ênfase na formação inicial do professor de Matemática. Desenvolve atividades relacionadas à Educação Matemática junto ao Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática) e faz parte do grupo Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), certificado pelo CNPq. Tem afinidade pelos temas: formação, identidade e desenvolvimento profissional docente, com ênfase na área de Educação Matemática; currículo e ensino.

Referências

CARVALHO, Rodrigo Lacerda; GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias. A educação matemática como campo de atuação: um retrato dos pesquisadores do Ceará. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 3., 2018. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/42832. Acesso em 5 jun. 2022.

RODRIGUES, Gisane Fagundes; MARTINS-SALANDIM, Maria Ednéia. Educação Matemática no Ceará: um estudo inicial desse movimento. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, n. 5, p. 1-5, 25 out. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11199. Acesso em 5 jun. 2022.

LIMA, Ivoneide Pinheiro de; PONTES, Maria Gilvanise de Oliveira. O movimento Educação Matemática no Ceará: desafios e perspectivas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÃRIA, 1, 2002. João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2002, p. 1-8. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/Icbeu_anais/anais/educacao/movimentoeducacaomatematica.pdf. Acesso em 5 jun. 2022.

PONTELLO, Luiza Santos; GOMES, Maria Laura Magalhães. Educação Matemática no Ceará: relatos de Gilvanise. In: SANTOS, Joelma Nogueira dos, et al. (Orgs.). Educação Matemática tem no Ceará. Curitiba: CRV, 2021.

SANTOS, Joelma Nogueira dos; ALBUQUERQUE, Suziê Maria de. A Sociedade Brasileira de Educação Matemática: contando um pouco de história e analisando a trajetória da SBEM-CE. In: SANTOS, Joelma Nogueira dos, et al. (Orgs.). Educação Matemática tem no Ceará. Curitiba: CRV, 2021.

Publicado

2022-07-05

Como Citar

MELO, C. I. B. DE. Palavras iniciais sobre a RCeEM. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 01-03, 5 jul. 2022.