A geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo descreve o ensino da Geometria nas escolas do Ensino Fundamental em Petrolina – PE, destacando a formação de professores para as séries iniciais do Ensino Fundamental (Magistério – Lei 5.692/71). A pesquisa foi realizada numa abordagem descritiva com intervenção em três escolas públicas da Rede Estadual de Pernambuco, na qual buscamos entender a realidade, por meio da análise dos dados, no período de 1992 a 2002, de modo a identificar as relações estabelecidas pelos professores no que se refere às propostas curriculares, ao planejamento a à prática pedagógica. Os dados coletados permitiram perceber que a Geometria não era dada a mesma importância que aos outros campos da Matemática, sendo esta trabalhada de maneira assistemática, não existindo uma sintonia entre as propostas curriculares, o livro didático e a prática do professor. Nosso estudo indica, ainda, a avaliação do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) como positiva, pois ela despertou nos professores a importância do ensino e da aprendizagem da Geometria; além disso, eles reconhecem suas dificuldades; têm consciência das marcas deixadas pelo ensino tradicional; demostram vontade de aprender, de trocar experiências com seus colegas e, acima de tudo, declaram ter prazer em ensinar.