Aprendizagem baseada em projetos no ensino de matemática

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática desenvolvida a partir do método de ensino Aprendizagem Baseada em Projetos para o ensino de Matemática em nível de ensino médio. O mundo em que vivemos, envolto pela tecnologia, traz desafios à educação que o ensino tradicional não abrange. Desta forma, a escola deve preparar seus alunos para o mundo em constantes mudanças. Então, habilidades como colaboração, pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação devem ser aprendidas e melhoradas.  O objetivo do projeto "Usando funções na economia de energia elétrica" foi estimar o custo mensal do uso de eletrodomésticos através do conceito de proporcionalidade de função linear. Os alunos, divididos em grupos, verificaram em suas casas a potência elétrica de cada equipamento, calcularam a potência em kWh e criaram planilhas e gráficos. No final do projeto, os alunos comunicaram à comunidade escolar os resultados de suas pesquisas, sugerindo ações para o consumo racional de energia elétrica. Concluímos que a Aprendizagem Baseada em Projetos promoveu maior participação nas atividades da sala de aula, melhorou a aprendizagem e o entendimento de como a Matemática é aplicada em seu cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estaner Claro Romão, Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de Lorena

Departamento de Ciências Básicas e Ambientais

Livre-Docente em Cálculo I, II, III e IV

Docente Permanente do Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências

Atua em Ensino de Matemática

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Oliveira, S. L. de, & Romão, E. C. (2018). Aprendizagem baseada em projetos no ensino de matemática. Educação Matemática Em Revista, 23(59), 86-100. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/971

Edição

Seção

Pesquisas com Implicações para Sala de Aula