Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa

Autores

  • Elaine Sampaio Araújo Universidade de São Paulo

Resumo

Este trabalho objetiva trazer ao cenário acadêmico as contribuições, para a formação docente, de um projeto de pesquisa, realizado com educadores de Portugal e do Brasil, envolvendo a Matemática na Educação Infantil. A dinâmica de formação privilegiou situações de elaboração de atividades de ensino, aplicação, reflexão e novas elaborações, tendo a linguagem como instrumento mediador que possibilita a organização do conhecimento. Essa experiência revelou que os projetos pedagógicos apresentam-se como um meio através do qual atitudes de colaboração vão sendo produzidas, tornando possível o desenvolvimento profissional e pessoal dos educadores, bem como a apropriação significativa, pelas crianças e pelos docentes, de um legado cultural que é o conhecimento matemático.

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Publicado

2017-08-10

Como Citar

Araújo, E. S. (2017). Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa. Educação Matemática Em Revista, (22), 2-10. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/959

Edição

Seção

Artigos