A área do paralelogramo no livro didático de matemática: uma análise sob a ótica do contrato didático e das variáveis didáticas

Autores

  • Marilene Rosa dos Santos UFRPE
  • Paula Moreira Baltar Bellemain UFPE

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar regularidades em uma coleção de livros didáticos, relativas à área do paralelogramo, à luz de conceitos da Didática da Matemática Francesa, mais especificamente das noções de contrato didático e variável didática. Observamos que o desenho prototípico do paralelogramo apresenta o lado de maior comprimento na posição horizontal e é "inclinado para direita". Os aspectos numéricos são enfatizados, mas há também escolhas que que favorecem a construção da noção de área como uma grandeza. O tratamento dado a fórmula da área de um paralelogramo contribui para a construção de seu significado e não se limita à aplicação mecânica. Entretanto, observamos também escolhas das quais discordamos. A predominância de certos valores de variáveis didáticas (base do paralelogramo horizontal, por exempli) e a ênfase insuficiente em questões tais como a invariância da área com relação à escolha do lado tomado como base, sobretudo nos textos referentes à sistematização pelo professor, podem provocar lacunas no conhecimento dos alunos acerca desse tema.

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Publicado

2017-08-07

Como Citar

dos Santos, M. R., & Bellemain, P. M. B. (2017). A área do paralelogramo no livro didático de matemática: uma análise sob a ótica do contrato didático e das variáveis didáticas. Educação Matemática Em Revista, (23), 25-42. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/951

Edição

Seção

Artigos