Compreensões de estudantes sobre o conceito de limite: um estudo de caso

Autores

  • Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI) Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • João Cláudio Brandemberg Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM- IEMCI) Universidade Federal do Pará

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, uma análise sobre imagens conceituais relacionadas ao conceito de limite de uma função. O estudo foi baseado em entrevistas realizadas com um grupo de estudantes de um curso de licenciatura em matemática que acabara de concluir a disciplina Cálculo I, de modo que suas imagens conceituais evocadas permitiram identificar alguns dos conflitos cognitivos relativos a esse conceito. Os resultados mostram que, dentre as evocações apresentadas pelos sujeitos investigados, fizeram-se presentes compreensões voltadas para interpretações dinâmicas do conceito, nas quais o limite é considerado um valor do qual se aproxima sem, no entanto, “alcançá-lo”, ou ainda, como um valor que pode ser alcançado por meio de sucessivas aproximações. Foi evidenciado, também, que a compreensão de que o valor do limite em determinado ponto sempre coincide com o valor da função nesse ponto também foi mobilizada por alguns dos sujeitos da pesquisa.

 

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

Messias, M. A. de V. F., & Brandemberg, J. C. (2018). Compreensões de estudantes sobre o conceito de limite: um estudo de caso. Educação Matemática Em Revista, 23(59), 6-23. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/938

Edição

Seção

Artigos