Percepções sobre a História da Matemática num curso de formação inicial de professores

Autores

  • Edna Maura Zuff Universidade de São Paulo - USP
  • Patrícia de Souza Universidade de São Paulo - USP

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa qualitativa realizada com dez alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, que freqüentaram a disciplina História da Matemática e nela foram aprovados. Nosso objetivo é compreender como esta dimensão é por eles concebida em sua formação, como futuros professores, e quais reflexões ela lhes provoca sobre a aplicação desses conhecimentos em sua prática, no Ensino Básico. Como resultados, apresentamos importantes considerações que os investigados fizeram sobre o uso pedagógico da História da Matemática, as quais coincidem com propostas e tendências já apontadas por outros pesquisadores e que enfatizam possíveis mudanças no design curricular dos cursos de formação, inicial ou continuada, desses professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Zuff, E. M., & Souza, P. de. (2008). Percepções sobre a História da Matemática num curso de formação inicial de professores. Educação Matemática Em Revista, (25), 37-45. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/815

Edição

Seção

Artigos