A saga do sinal de igualdade: mais de 450 anos de história

Autores

  • José Dilson Beserra Cavalcanti Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Marcelo Câmara dos Santos Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O símbolo “=” é um dos mais utilizados na Matemática e no ensino de Matemática, sendo também muito empregado em diversas outras Ciências, como, por exemplo, nas fórmulas estudadas em Física e nas próprias situações do cotidiano. O significado mais comum e popular desse símbolo é afirmar que uma coisa é igual a outra, daí o nome sinal de igualdade. O símbolo “=” foi utilizado pela primeira vez, para denotar igualdade, em 1557, pelo inglês Robert Recorde, perfazendo, em 2008, a união entre o símbolo “=” e o conceito de igualdade mais de 450 anos. Contudo, a história nos mostra que nem sempre o conceito de igualdade foi representado pelo “=”; pode-se dizer também que este símbolo já teve outros significados não relacionados com a igualdade. Nosso objetivo neste artigo é apresentar alguns aspectos históricos relacionados ao sinal de igualdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Cavalcanti, J. D. B., & Santos, M. C. dos. (2008). A saga do sinal de igualdade: mais de 450 anos de história. Educação Matemática Em Revista, (25), 33-36. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/814

Edição

Seção

Artigos