Competência comunicativa: Um suporte teórico-prático para a formação do professor de matemática

Autores

  • Ângela Maria Liberalquino Ferreira Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Marlos Gomes de Albuquerque Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Resumo

O objetivo deste artigo é ampliar as reflexões sobre a competência comunicativa na formação do professor de Matemática. Assim, pretende-se, num primeiro momento, justificar a importância dessa competência para o professor em questão, com base em textos oficiais e em estudos realizados em Educação Matemática. Depois, serão apresentadas as concepções de competência comunicativa e outras à luz das ciências da linguagem. Com essa fundamentação teórica, será feita uma análise de situações da vida pessoal e profissional do professor de Matemática em que várias competências são convocadas, entre as quais a comunicativa, que servirá de suporte às demais. Por fim, serão sugeridas algumas condições que contribuiriam para desenvolver a competência que mereceu esta investigação.

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Publicado

2008-12-30

Como Citar

Ferreira, Ângela M. L., & Albuquerque, M. G. de. (2008). Competência comunicativa: Um suporte teórico-prático para a formação do professor de matemática. Educação Matemática Em Revista, (25), 22-32. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/813

Edição

Seção

Artigos