Educação matemática crítica e o conceito de proporcionalidade em sala de aula.

Autores

  • Marcia Cristina Nagy Silva
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Resumo

O presente artigo é o relato de uma experiência com alunos de 8ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do Paraná. A experiência realizada é conseqüência do interesse dos alunos por uma situação descrita por um deles em sala de aula envolvendo o conceito de proporcionalidade. Na perspectiva da Educação Matemática Crítica, o problema que motivou o estudo do conceito de proporcio-nalidade tinha como meta determinar qual embalagem é mais "vantajosa" para o consumidor, considerando certo produto, de uma determi-nada marca, em suas diferentes apresentações e embalagens, em relação à quantidade e ao preço. Os alunos pesquisaram os preços de dife-rentes produtos, levantaram e testaram hipóteses, elaboraram e resolveram problemas. A experiência de ensino propiciou a aprendizagem de conteúdos matemáticos, bem como aproximações a um conhecimento reflexivo. Experiências como a descrita podem colaborar para uma postura crítica dos alunos enquanto consumidores.

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Como Citar

Silva, M. C. N., & Cyrino, M. C. de C. T. (1). Educação matemática crítica e o conceito de proporcionalidade em sala de aula. Educação Matemática Em Revista, (28), 7-12. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/71

Edição

Seção

Relatos de Experiência