Como Ensinar o Conceito de Função?

Autores

  • Graça Luzia Dominguez SANTOS Universidade Federal da Bahia
  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este texto não é propriamente um relatório de pesquisa, trata-se de um diálogo com os colegas professores e futuros professores sobre formas de comunicar o conceito de função no seu ensino, em consonância com o entendimento de que esse conceito é um conjunto constituído pelas diferentes formas possíveis de comunicá-lo. Neste artigo, identificam-se as seguintes formas: como tabela, como máquina de transformação, como diagrama, como expressão algébrica, como generalização, como gráfico e, por fim, como definição. A análise de cada uma dessas formas de comunicar o conceito de função evidencia especificidades e potencialidades em realizar e revelar características do conceito. Assim, o leitor pode encontrar, no presente texto, subsídios para reflexões sobre o seu ensino, em referência tanto à seleção e ao sequenciamento de formas de comunicar o conceito de função, quanto à escolha de estratégias pedagógicas para destacar noções que compõem esse conceito, a depender dos objetivos do ensino e do grau de escolaridade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-04-27

Como Citar

SANTOS, G. L. D., & Barbosa, J. C. (2017). Como Ensinar o Conceito de Função?. Educação Matemática Em Revista, 22(53), 27-37. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/691

Edição

Seção

Artigos