Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente
Resumo
O presente relato apresenta a vivência de uma experiência de formação continuada pensada para professores com perfil de formador que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais e estadual de ensino em Pernambuco. Esta ação formativa foi resultado de uma parceria com o Programa SBEM-FormAção e teve como objetivo fortalecer a prática docente a partir da perspectiva do professor reflexivo no processo de implementação do Currículo de Pernambuco, na área de Matemática. A metodologia adotada priorizou o formato online, com encontros síncronos e assíncronos, explorando plataformas e ferramentas digitais. Os resultados indicam que o formato e estratégias formativas aplicados foram assertivos e contribuíram para o repensar sobre o fazer didático-pedagógico, provocando reflexões significativas. Entretanto, constatamos algumas dificuldades tanto de natureza do conhecimento do conteúdo quanto do conhecimento pedagógico, mas também na perspectiva do domínio das tecnologias digitais.
Palavras-chave: Formação continuada. Currículo. Prática docente. Estratégias de ensino.