Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente

Autores/as

  • REGINA CELI DE MELO ANDRÉ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DO ESTADO DE PERNAMBUCO
  • Alexandre Negreiros Marcolino SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO
  • Eber Gustavo da Silva Gomes UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
  • Gracivane da Silva Pessoa SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO

Resumen

O presente relato apresenta a vivência de uma experiência de formação continuada pensada para professores com perfil de formador que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais e estadual de ensino em Pernambuco. Esta ação formativa foi resultado de uma parceria com o Programa SBEM-FormAção e teve como objetivo fortalecer a prática docente a partir da perspectiva do professor reflexivo no processo de implementação do Currículo de Pernambuco, na área de Matemática. A metodologia adotada priorizou o formato online, com encontros síncronos e assíncronos, explorando plataformas e ferramentas digitais. Os resultados indicam que o formato e estratégias formativas aplicados foram assertivos e contribuíram para o repensar sobre o fazer didático-pedagógico, provocando reflexões significativas. Entretanto, constatamos algumas dificuldades tanto de natureza do conhecimento do conteúdo quanto do conhecimento pedagógico, mas também na perspectiva do domínio das tecnologias digitais.

Palavras-chave: Formação continuada. Currículo. Prática docente. Estratégias de ensino.  

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

REGINA CELI DE MELO ANDRÉ, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Mestre em Educação pela UFPE

Licenciada em Matemática pela UPE

Professora-formadora da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Redatora de Currículo de Matemática para a etapa dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental

Consultora dos Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco

Atuou como professora no Curso de Pedagogia da UFPE e UFRPE e no Curso de Licenciatura em Matemática da UPE

 

Alexandre Negreiros Marcolino, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO

Especialista em Ensino de Matemática 

Professor da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco

Atua como formador na Superintendência de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da  SEE-PE

Eber Gustavo da Silva Gomes, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec/UFPE

Professor do Curso de Licenciatura da UPE

Professor formador da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

 

Gracivane da Silva Pessoa , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC/UFPE

Licenciada em Matemática pela UFPE

Professora-formadora da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco

Professora da Educação Básica

Publicado

2022-06-24

Cómo citar

DE MELO ANDRÉ, R. C., Negreiros Marcolino, A. ., da Silva Gomes, E. G. ., & da Silva Pessoa , G. . . (2022). Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente. Educação Matemática Em Revista, 27(75), 112-123. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3069

Número

Sección

Relatos de Experiência