Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online

Autores

  • Ana Lucia Manrique PU/SP
  • Elton de Andrade Viana PUC-SP
  • Fabio Alexandre Borges UNESPAR
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira UNESPAR
  • Agnaldo Conceição Esquincalha UFRJ
  • Cláudia Coelho de Segadas Vianna UFRJ
  • Edmar Reis Thiengo IFES
  • Thamires Belo de Jesus IFES

Resumo

O objetivo deste artigo é compartilhar a experiência de um curso online oferecido para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, curso proposto e aprovado no Edital SBEM-DNE 01/2020, como parte do Programa FormAção. Assim, este artigo relata o desenvolvimento da ação formativa intitulada Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais: reflexões geradas na Educação Especial, organizada por quatros grupos de pesquisa que desenvolvem estudos sobre o ensino de matemática com uma perspectiva inclusiva. Inicia-se apresentando o processo de desenho e implementação do curso, e segue-se descrevendo quais foram as principais reflexões promovidas. Finaliza-se apresentando a forma utilizada para identificar o impacto social provocado pela ação formativa, assim como as contribuições observadas para o cenário educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Manrique, PU/SP

PEPG em Educação Matemática

PUC/SP

Elton de Andrade Viana, PUC-SP

Doutorando Programa Educação Matemática da PUC-SP

Publicado

2022-06-24

Como Citar

Manrique, A. L., de Andrade Viana, E., Borges, F. A., Ignatius Nogueira, C. M., Esquincalha, A. C., Coelho de Segadas Vianna, C., Reis Thiengo, E., & Belo de Jesus, T. (2022). Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online . Educação Matemática Em Revista, 27(75), 58-71. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3020

Edição

Seção

Relatos de Experiência