Geometria Espacial nas questões do Enem

uma análise a partir dos níveis de van Hiele

Autores

  • Wellington Fabiano Santos de Oliveira Universidade Federal de Itajubá - Unifei
  • Eliane Matesco Cristovão Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2731

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou o perfil das questões sobre Geometria Espacial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estas questões foram classificadas à luz da Teoria dos Níveis de Pensamento Geométrico de van Hiele. O corpus desta pesquisa, de natureza documental, é constituído pelos cadernos de questões do Enem de 2009 a 2019. Um levantamento de pesquisas, relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Geometria Espacial, realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, possibilitou sugerir recursos e abordagens para o ensino da Geometria Espacial a partir dos perfis e níveis das questões analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Matesco Cristovão, Universidade Federal de Itajubá

Professora Adjunta no Instituto de Matemática e Computação (IMC) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde atua como docente do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Uma das líderes do Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Práticas Formativas (GPEMPF). Fundadora e Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (Geifop). Coordenadora de área do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2020. Atuou como coordenadora Institucional e como docente orientadora do Programa Residência Pedagógica de 08/2018 a 01/2020. Coordenou o Subprojeto de Matemática do PIBID de 2014 a 2018. Doutora em Educação, subárea Ensino e Práticas Culturais (2015), Mestre em Educação Matemática (2007), Especialista (1997) e licenciada em Matemática (1995), todos pela Unicamp. Possui experiência de 20 anos como professora de Matemática na educação básica e atua na formação inicial e continuada de professores de Matemática desde 2005. Seus temas de interesse/pesquisa são: formação de professores, aprendizagem docente, conhecimento profissional do professor, práticas de letramento, práticas interdisciplinares, práticas inclusivas e grupos colaborativos.

Publicado

2022-05-16

Como Citar

Santos de Oliveira, W. F., & Matesco Cristovão, E. (2022). Geometria Espacial nas questões do Enem: uma análise a partir dos níveis de van Hiele. Educação Matemática Em Revista, 27(74), 104-116. https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2731

Edição

Seção

Artigos