Análise de videoaulas de matemática acessíveis para surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2701

Resumo

Com os adventos da tecnologia, vídeos têm sido cada vez mais utilizados como recurso didático, com grande potencial para o ensino de matemática para estudantes surdos e ouvintes. Assim, esta pesquisa documental teve como objetivo realizar o levantamento, análise e discussão de videoaulas de matemática acessíveis para surdos. Sob a análise de 144 videoaulas foi possível observar a maior concentração de publicações a partir do ano de 2017, com vídeos curtos e abordando o conteúdo de números e operações básicas. Quase metade dos vídeos foi avaliado com qualidade de visualização da Língua brasileira de sinais (Libras) ruim ou regular. Concernente à tradução em Libras, mais de 90% foi avaliada como deficitária ou com vocabulário básico, revelando inclusive omissões de informações. Desse modo, conclui-se que embora existam videoaulas de matemática acessíveis para surdos, essas ainda são escassas e as existentes podem apresentar problemas de qualidade. 

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Biografia do Autor

Lucas de Souza, Universidade federal do ABC

Bacharelando em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC/UFABC, Mauá, SP, Brasil, souza.l@aluno.ufabc.edu.br Orcid 0000-0002-6147-5056.

Kate Kumada, Universidade Federal do ABC

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP); Docente da Universidade Federal do ABC/UFABC, Santo André, SP, Brasil, kate.kumada@ufabc.edu.br Orcid 0000-0002-5278-9782.

Leonardo Batista, Universidade Federal do ABC

Bacharel em Ciência e Tecnologia e Mestrando em Engenharia e Gestão da Inovação pela Universidade Federal do ABC, Mauá, SP, Brasil, l-leon-n@hotmail.com. Orcid 0000-0002-6774-5715.

Lucca Polo Gianotti, Universidade Federal do ABC

Bacharelando em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC/UFABC, Santo André, SP,  Brasil, lucca.polo@aluno.ufabc.edu.br.

Talita Marçola, Instituto SELI

Pedagoga, professora de Libras e Transversalidade na Matemática no Instituto SELI, São Paulo, SP, Brasil, talitam21@gmail.com.

Marcos Henrique Assunção Ramos, Universidade Federal do ABC

Mestrando em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC/UFABC, Santo André, SP, Brasil, marcos.assuncao@ufabc.edu.br. Orcid 0000-0001-7635-0240.

Publicado

2021-07-06

Como Citar

de Souza, L., Mamhy Oliveira Kumada, K., dos Santos Batista, L., Polo Gianotti, L., Manzano Marçola, T., & Assunção Ramos, M. H. (2021). Análise de videoaulas de matemática acessíveis para surdos. Educação Matemática Em Revista, 27(74), 50-72. https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2701

Edição

Seção

Artigos