Ansiedade Matemática em Professores Brasileiros

retratos iniciais da literatura

Autores

  • Arthur Luna Borba Colen França UFRGS/Mestrando
  • Beatriz Dorneles UFRGS/Professora Titular

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2698

Resumo

A ansiedade matemática é um fenômeno estudado desde os anos 80 no Brasil, mas o corpo de pesquisas é ainda incipiente. Apresentam-se, neste artigo, indícios de que os educadores brasileiros podem ser uma população com grande prevalência de altos níveis de ansiedade matemática. A partir de uma revisão da literatura, com foco em professores da educação básica e licenciandos em Pedagogia, identificam-se estudos de caso e estudos de análise quantitativa que retratam professores e alunos com traumas e aversão à matemática. Questões estruturais do currículo da formação de pedagogos são brevemente discutidas. Conclui-se que são necessárias mais pesquisas com esta população, já que a literatura brasileira tem se dedicado a estudar a ansiedade matemática em crianças e adolescentes. No entanto, já é possível dizer que a ansiedade matemática em educadores é um fenômeno complexo. Certamente, tanto a formação escolar quanto universitária desses educadores são períodos importantes para compreensão deste cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Luna Borba Colen França, UFRGS/Mestrando

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq. Contato: arthurlunabcf@outlook.com

Beatriz Dorneles, UFRGS/Professora Titular

Professora Titular do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), Mestrado em Educação pela mesma universidade(1986), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1996) e Estágio Pós Doutoral pela Universidade de Oxford (2009e 2014).
Contato: beatriz.dorneles@ufrgs.br

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Borba Colen França, A. L., & Dorneles, B. (2021). Ansiedade Matemática em Professores Brasileiros: retratos iniciais da literatura. Educação Matemática Em Revista, 26(73), 132 - 150. https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2698

Edição

Seção

Artigos