UMA PROPOSTA PARA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE DE FUNÇÕES REAIS

Autores

  • Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rachidi Professor visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/INMA

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i70.2682

Resumo

Um dos aspectos de difícil compreensão para os acadêmicos no início do estudo do cálculo diferencial e integral é a definição de limite de uma função. Seja a definição utilizando aspectos intuitivos desse conceito, ou sua definição formal com épsilon e delta. Fato já amplamente evidenciado por diversos estudos sobre dificuldades tanto na compreensão dessas definições, como em relacionar aspectos envolvidos na apresentação da definição intuitiva com o que é trabalhado na definição formal. O objetivo deste artigo é apresentar uma sequência de atividades para a introdução do conceito de limite finito de uma função real, buscando discutir e analisar alguns desses aspectos envolvidos na apresentação dessas definições. São atividades visando a mobilização de imagens, no sentido de conceito imagem (CI) e conceito definição (CD) propostos por Tall e Vinner. Nossos estudos vêm evidenciando que a ampliação desse conjunto (CI) é fundamental para o processo de aprendizagem desse conceito.

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Biografia do Autor

Rachidi, Professor visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/INMA

Nasceu em 1953, da cidade de Moulay Bouazza no Marrocos. Concluiu o curso de graduação em Matemática, na Universidade Mohammed V, Rabat - Marrocos. Concluiu DEA (equivalente ao mestrado no Brasil) & Doutorado de 3o. ciclo em Matemática na Universidade Lyon 1, na França (1982). Concluiu Doutorado de Estado em Ciências - Matemática, em 1992, pela Université Claude Bernard - Lyon - França. Trabalhou como Professor de Ensino Superior - PES e como orientador de pesquisa na Universidade Mohammed V ? Rabat - Marrocos de 1982 ? 2004 (22 anos). Trabalhou como professor pesquisador visitante: No Instituto de Matemática - INMA, em Campo Grande-MS - Brasil, em 1993 e 1994; No Queens University em 1986 em Kingston, Ontario no Canadá; no Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (ICTP) em 2000 e 2001, em Trieste na Itália. Realizou estudos de Formador em TICE (tecnologia da Informação e Comunicaçãoç em Educação), entre 2007-2014 na Academia de Reims - França, onde também foi coordenador de projetos no IREM, Reims - França entre 2004-2012. Atualmente é professor visitante no Instituto de Matemática da UFMS. 

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Monteiro da Silva Burigato, S. M., & Rachidi, M. (2021). UMA PROPOSTA PARA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE DE FUNÇÕES REAIS. Educação Matemática Em Revista, 26(70), 89-107. https://doi.org/10.37001/emr.v26i70.2682

Edição

Seção

Artigos