Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras

Autores

  • Sandra Alves de Oliveira
  • Adriana Fernandes do Carmo
  • Bertrand Luiz Corrêa Lima
  • Reginaldo Fernando Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2657

Resumo

Neste artigo, compartilham-se histórias de experiências que constituíram as práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, vividas e contadas por professoras, nas relações individuais e sociais estabelecidas com outros nos processos formativos. O objetivo deste texto é analisar essas experiências por elas narradas e vividas nos lugares de formação em que se direcionam introspectivamente, extrospectivamente, retrospectivamente e prospectivamente.  O compartilhamento dessas vivências ocorreu por meio de uma entrevista narrativa realizada com a participação de quatro professoras nos encontros do Grupo de Estudos e Pesquisas xxx da xxx durante o segundo semestre de 2019. As análises dos dados possibilitaram ao grupo reviver, rememorar e partilhar experiências de suas práticas em aulas de matemática no estágio supervisionado no 1.° ano do ensino fundamental, no curso de formação em Pedagogia, no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no projeto desenvolvido nos anos finais do ensino fundamental e em aulas de matemática. Viver, contar e sentir essas práticas nos encontros formativos com os pares, proporcionou o aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos da matemática para (re)pensar as experiências no contexto da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Alves de Oliveira , S., Fernandes do Carmo, A., Lima, B. L. C., & Carneiro, R. F. (2021). Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras. Educação Matemática Em Revista, 26(73), 151 - 169. https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2657

Edição

Seção

Artigos