Atividade Envolvendo Quadriláteros: Um Relato de Experiência

Autores

  • Maria Rachel Alves
  • Gabrielle Vasconcelos Souza
  • Gustavo Pereira Gomes
  • Fernanda Alves Maia
  • Maria Tereza Carvalho Almeida
  • Silvana Diamantino França

Palavras-chave:

Geometria, Paralelogramo, PIBID, Educação Matemática.

Resumo

Atualmente, o ensino da Matemática enfrenta muitas dificuldades em relação à deficiência na aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, licenciandos em Matemática da Unimontes, bolsistas do subprojeto Geometria Dinâmica do Programa Institucional de Bolsas de Inicia- ção à Docência – PIBID, elaboraram e aplicaram, para alunos do 6º ano, uma atividade so- bre o conteúdo de quadriláteros. O objetivo foi verificar se os alunos eram capazes de iden- tificar as características e os conceitos de paralelogramos, a partir dessa atividade.  Verifi- cou-se que os alunos, mesmo após a atividade, apresentaram dificuldade em identificar as características e os conceitos de paralelogramos. Os resultados revelaram que eles não têm os pré-requisitos necessários para trabalhar com estas figuras, apresentam dificuldade na leitura e interpretação dos enunciados e demonstram falta de autonomia, pois estavam sem- pre requisitando a intervenção do professor. Acredita-se que esses resultados, aparentemente negativos, foram importantes para a construção do conhecimento desses alunos. Essa foi a primeira experiência que eles tiveram com esse tipo de atividade e, provavelmente, se ela for aplicada com maior frequência poderá contribuir para que os alunos desenvolvam uma maior autonomia, necessária à construção do conhecimento matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Alves, M. R., Souza, G. V., Gomes, G. P., Maia, F. A., Almeida, M. T. C., & França, S. D. (1). Atividade Envolvendo Quadriláteros: Um Relato de Experiência. Educação Matemática Em Revista, 24 - 31. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/261

Edição

Seção

Relatos de Experiência