DragonBox Algebra 12+: uma experiência com alunos do sétimo ano

Autores

  • Caroline Santos de Azevedo UNESP
  • Rosa Monteiro Paulo Universidade Estadual Paulista, campus de Guaratinguetá
  • Jonatha Abrão de Almeida

Resumo

Neste texto apresentamos um relato da experiência vivida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao realizar atividades vinculadas a um projeto do Núcleo de Ensino, no ano de 2019. O objetivo no projeto é explorar, por meio do game DragonBox Álgebra 12+, conteúdos de álgebra, mais especificamente a resolução de equações do primeiro grau. Registramos as atividades dos alunos e, mediante o rigor da pesquisa fenomenológica, fizemos a análise de dados. Evidenciou-se a relevância das metáforas do game para explorar questões essenciais ao início da aprendizagem algébrica, como o princípio da igualdade, a ideia relativa aos números e operações opostas e o elemento neutro da adição e da multiplicação. A vivência com os alunos mostra que o game favoreceu a exploração dos conteúdos que lhes foram significativos, permitiu a interação entre eles e o diálogo com o professor. Para exemplificar o que se evidenciou na vivência, trazemos três cenas significativas, nas quais se pode ver o modo pelo qual o aluno vai atribuindo significado à igualdade, identificando termos semelhantes e compreendendo a operação inversa.

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Santos de Azevedo, C., Monteiro Paulo, R. ., & Abrão de Almeida, J. (2021). DragonBox Algebra 12+: uma experiência com alunos do sétimo ano. Educação Matemática Em Revista, 26(72), 39 - 57. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2541

Edição

Seção

Relatos de Experiência